Jardim Bela Vista é o segundo bairro da cidade a implantar o "Vizinhança Solidária" da PM

Divulgado em 21/09/2016 - 22:04 por Porto Ferreira Hoje *

Assim como já ocorreu no Jardim Porto Novo algum tempo atrás, o Jardim Bela Vista é o segundo bairro da cidade a implantar o projeto "vizinhança solidária", da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Uma reunião na noite da última segunda-feira (19) no quartel da Polícia Militar, o comandante da Polícia Militar de Porto Ferreira capitão PM Anderson César Navarrete reuniu-se com moradores do bairro para explicar e traçar estratégias da implantação do projeto naquele bairro.

O projeto "vizinhança solidária" consiste na criação de um grupo de WhatsApp gerenciado por policiais militares onde participam deste grupo moradores de "bem" do bairro onde qualquer fato estranho, como pessoas suspeitas, veículos suspeitos ou a verificação de algum problema referente à segurança pública o próprio morador posta essas informações no grupo onde todos os moradores possam tomar conhecimento do fato. inclusive os policiais que participam do grupo. para que possam tomar providências e também realizar o acionamento da polícia militar para verificação do fato.

A inclusão de novos moradores do bairro no grupo de WhatsApp é gerenciada por um policial que reside no bairro, que também tem a função de passar essas informações diretamente ao comando da polícia militar local para que ele também trace as estratégias de policiamento na área.

Vizinhança solidária resume-se em um vizinho ajudar o outro a olhar a sua residência. No Jardim Bela Vista existe uma praça no centro do bairro onde os próprios moradores podem informar no grupo as pessoas que estão utilizando-a de forma indevida, como usuários de drogas, pessoas em atitudes suspeitas que não residem pelo bairro, ou veículos parados em situação suspeita. Após o acionamento a PM realiza a averiguação.

Nesta reunião de segunda-feira participaram também o sub comandante da PM local, Tenente PM Leonardo Régis Ramos, e o Presidente do Conselho de Segurança, Sr. Tejada.

* Com informações de Osni Martins - PM de Porto Ferreira

* Texto do Porto Ferreira Hoje