Escola Estadual Djalma Forjaz recebe kits e inicia aulas de robótica

Divulgado em 24/09/2016 - 15:25 por Porto Ferreira Hoje

Os professores de matemática e física da Escola de Ensino Integral Dr. Djalma Forjaz estiveram na Universidade de São Paulo - USP, na capital paulista, participando do 12.º Encontro USP-Escola. O evento, organizado e promovido pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME), ocorreu durante uma semana, na Cidade Universitária, onde os interessados puderam participar de workshops e palestras sobre a plataforma Arduino.

O Arduino é uma plataforma de eletrônica, programação e prototipagem com grande inserção em escolas e na população jovem. Por ser barata, de fácil acesso e simples de utilizar, tornou-se uma grande alternativa para criação de experimentos de física e para o ensino de eletrônica e programação.

Estiveram presentes quase 300 participantes de escolas de todo o Estado. Trata-se de um espaço para discussão e construção de colaboração entre a universidade e a escola para transformação da realidade do ensino fundamental e médio. Além do IME, participam também do evento o Instituto de Física, de Química, de Ciências Biomédicas, de Geociências, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e o Museu de Arte Contemporânea.

Os docentes João Marcos de Toni, Reginaldo Miguel Arcanjo e Roberto André Lucatelli, participaram do curso “Introdução ao Arduino”, que possibilitou uma aproximação desta plataforma de desenvolvimento que utiliza os microcontroladores da ATEMEL (Atmega). O objetivo da participação era aprimorar o conhecimento sobre a plataforma, a fim de desenvolver na escola, atividades que repliquem o que foi aprendido no curso, para que os alunos desenvolvam o gosto pelo desenvolvimento tecnológico e se apropriem deste processo.

Além da formação dos professores, a escola recebeu vinte kits de robótica cedidos pela Diretoria Regional de Ensino e as aulas já estão acontecendo, pois o tema se transformou numa Disciplina Eletiva. São duas aulas semanais, que ocorrem às quintas-feiras.

Denominada “Os Vencedores: Era de Ultron”, esta Disciplina Eletiva tem por finalidade mostrar que aprender a ler, escrever e resolver operações matemáticas são habilidades essenciais e que devem ser estimuladas. No entanto, essas aptidões já eram exigidas há 50 anos e de lá para cá o mundo mudou muito. Em uma sociedade cada vez mais digital, o pensamento computacional torna-se requisitado em diversas situações cotidianas. É importante compreender o computador como um instrumento de aumento do poder cognitivo e operacional humano – em outras palavras, usar computadores e redes de computadores, para aumentar nossa produtividade, inventividade e criatividade. Sendo assim, busca-se com essa disciplina ampliar as potencialidades intelectuais e criativas por intermédio desta plataforma computacional, o Arduino, que facilita e dinamiza o trabalho com automação de circuitos eletrônicos, ferramenta importantíssima para o desenvolvimento de muitos dos Projetos de Vida dos alunos.

Para agregar conhecimento, além da Eletiva, os professores farão uso da robótica para os jovens em horário de almoço, com diversas vantagens, entre elas a de facilitar a assimilação das disciplinas da Base Comum, pois o ensinamento da robótica transmite de maneira prática e divertida conceitos relacionados a disciplinas como matemática e física, além de princípios básicos de engenharia eletrônica e da língua inglesa.

Com a robótica, diversão e aprendizado andam de mãos dadas e, com o Arduino a assimilação dos princípios fundamentais da robótica fica muito mais fácil nas aulas de programação. A robótica também estimula a criatividade de uma maneira diferente, na qual o objetivo de fazer o robô se movimentar incentiva à resolução de problemas e atua como um estímulo constante para o aprendizado de crianças e pré-adolescentes.