Teatro Sorrindo Para o Futuro comemorou a Semana de Saúde Bucal em Porto Ferreira

Divulgado em 27/10/2016 - 15:45 por Porto Ferreira Hoje

Na terça e quarta-feira (25 e 26/10), nos períodos da manhã e tarde (9h e 14h), no salão social do Clube de Campo das Figueiras, foi apresentada uma peça teatral do programa Sorrindo Para o Futuro. Desta vez, o público alvo foram os alunos do Ensino Fundamental.

A apresentação faz parte das comemorações da Semana de Saúde Bucal e foi organizada pela Divisão de Odontologia do Departamento de Saúde da Prefeitura de Porto Ferreira. A abertura, na manhã de terça-feira – Dia do Dentista –, contou com a presença da prefeita Renata Braga; da diretora de Promoção Social, Ana Carolina Cintra Braga; da chefe de Gabinete da Prefeitura, Fernanda Barcellos Costa; do chefe da Divisão de Odontologia, Dr. Dércio Melara; e da assessora técnica da Saúde, Edeltraut Zoia.

Na peça, bonecos representando o Dr. Sorriso, dentes saudáveis e não-saudáveis, escova, creme dental e flúor interagem com as crianças e levam orientações e prevenção.

Estatísticas sobre a saúde bucal no país registram dados preocupantes, como o fato de 55% dos idosos do país usarem próteses (dentadura). “Estudos dizem que os dentes representam 70% da harmonia facial da pessoa. Portanto, a falta de dentes torna-se uma marca social”, comenta Dr. Dércio Melara.

O programa

O programa Sorrindo para o Futuro, projeto inovador lançado em 2014 pela Divisão de Odontologia da Prefeitura de Porto Ferreira, desenvolve ações educacionais, de prevenção e curativas para todos os alunos das escolas municipais de educação infantil (Emeis) e creches do município.

Todas as ações são desenvolvidas na própria unidade de ensino, numa nova técnica denominada TRA, que é um método de tratamento da cárie dentária que dispensa o uso de equipamentos odontológicos tradicionais, aprovado e recomendado pelas autoridades científicas internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Federação Dentária Internacional (FDI), como forma de melhorar a saúde bucal de grandes contingentes populacionais, num espaço de tempo menor. Pode ser realizado em espaços sociais, como os de escolas públicas, ou em unidades de saúde

Fonte: Assessoria de Comunicação