Pirassununga recebe visita técnica para instalação de nova Universidade

Divulgado em 15/07/2017 - 08:23 por Porto Ferreira Hoje

Na quinta-feira (6) de julho, o Prefeito Municipal Ademir Alves Lindo (PSDB) acompanhado pelo vereador Vitor Naressi (PMDB) recebeu o Sr. Ricardo Bocalon, Diretor da UNIVESP para viabilizar a instalação de um polo universitário da instituição na cidade. O Secretário da Educação com sua assessoria, e a coordenação EMAIC Profº Daniel Caetano do Carmo, na Vila Esperança, estiveram acompanhando o Diretor Ricardo Bocalon e o Vereador Vitor Naressi na visita técnica realizada no prédio, onde deverá ser instalado o Polo Universitário.

O Governo do Estado pretende ampliar o número de vagas oferecidas na modalidade Ensino a Distância (EAD), por meio da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). A ideia é que no próximo semestre a instituição ofereça 15 mil vagas em 100 municípios paulistas — a expectativa é que Pirassununga já faça parte do Vestibular no mês de dezembro de 2017, o qual credenciará alunos da cidade a estudar nos cursos oferecidos pela Universidade.

A Prefeitura de Pirassununga trabalha agora para firmar a parceria com a Universidade para abertura de 200 vagas de quatro cursos superiores à distância, gratuitos e com padrão de excelência através da atuação conjunta de instituições públicas de ensino superior do Estado de São Paulo, como USP, Unesp e Unicamp, que oferecem aos alunos cursos com altíssimo nível de qualificação profissional.

 Segundo o Diretor, a cidade receberá os cursos de Engenharia da Computação e Engenharia de Produção, Matemática e Pedagogia, onde após a aprovação em vestibular os alunos estarão credenciados fazer parte deste projeto totalmente gratuito. O Diretor da Universidade destacou o empenho do vereador Vitor Naressi que esteve em São Paulo várias vezes em busca da viabilização da Universidade para Pirassununga.

O vereador esteve com o Vice-Governador Márcio França, em um encontro de lideranças, onde solicitou a instalação da Universidade. “Não descansei um dia em busca desta visita técnica. Tenho fé que vai dar tudo certo, e em breve vamos contar com esta Universidade em Pirassununga.  Imagine quantos estudantes gostariam de fazer um curso superior e não tem recursos para fazê-lo? Esta é uma oportunidade que muitos esperavam, a de ter um curso de nível superior em Pirassununga e de ótima qualidade”, finalizou Vitor Naressi.

Sobre a Univesp

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) é uma instituição exclusivamente dedicada à Educação à Distância (EAD). Criada em 2012 como a quarta universidade estadual paulista, trata-se de uma fundação mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, com credenciamento como universidade pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC para o oferecimento de cursos à distância.

O primeiro vestibular da universidade aconteceu em 2014 com oferta de 3.330 vagas para graduação em Engenharia da Computação e Engenharia de Produção, assim como licenciaturas em Matemática, Física, Química e Biologia. No ano de 2016, foi realizado um novo processo seletivo com disponibilidade de 918 vagas para uma segunda turma de Engenharia da Computação e Engenharia de Produção. Hoje, além desses seis cursos de graduação, também oferece cursos de especialização para a formação docente no ensino mediado pelas tecnologias.