Por que contratar um Arquiteto – Arquiteto de interiores?

Divulgado em 27/07/2017 - 07:58 por portoferreirahoje

 O que você vende?  Projetos?  Não. Eu vendo sonhos.

O profissional Arquiteto é um poderoso aliado quando o assunto é construir ou reformar. Seja qual for o tipo de edificação, o Arquiteto planejará todos os espaços a serem trabalhados para a realização dos seus sonhos.

 A concepção de um projeto de arquitetura vai muito além de aspectos estéticos, visando também o melhor aproveitamento dos espaços, de suas circulações e a inserção das atividades propostas pelo cliente sobre aquele espaço. É através do profissional de arquitetura, que se estabelecem cuidados relacionados ao bem estar do usuário - como o conforto térmico - através da escolha minuciosa dos materiais e acabamentos a serem empregados no projeto, da iluminação adequada - para cada atividade respectiva a cada espaço, da personalização do ambiente – de acordo com o perfil e solicitação de seu usuário... E principalmente, por meio de um rigoroso planejamento e racionalização de recursos, o Arquiteto confere economia desde a quantificação e orçamento do projeto até a sugestão dos melhores fornecedores para a execução do mesmo, em comum acordo com os proprietários.

Não existem mais desculpas para não consultar um Arquiteto, porque é sempre possível planejar seus ambientes de acordo com o quanto seu orçamento te permite. Atualmente, temos tantas opções de materiais, acabamentos e mobiliário no mercado, que sua dificuldade será mais em decidir qual gosta mais, do que se vai dar certo ou não. Aliás, um bom projeto de arquitetura maximiza os recursos do cliente, atribuindo nas escolhas o melhor custo-benefício e que melhor se adequa em seus gostos.

O que um bom Arquiteto deve fornecer aos seus clientes?

Além de tudo que foi citado acima, um bom Arquiteto deve reconhecer as “dores” de seus clientes, acatar e interpretar suas solicitações, sonhos, desejos e expectativas. A partir disso, pode-se iniciar o projeto, geralmente entregue por etapas, priorizando a participação dos proprietários no projeto.

Fornecemos também a maquete eletrônica, através da qual é possível compreender os espaços propostos previamente à sua execução.

Parcerias do Arquiteto  

É sabido que o Arquiteto deve abster-se de solicitar ou receber quaisquer honorários, remunerações, comissões, gratificações, vantagens, retribuições ou presentes de qualquer tipo. Refiro-me à Reserva Técnica, que é pratica ilegal prevista em Lei 12.378 pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

Parcerias sadias permitem que o Arquiteto trabalhe com fornecedores qualificados para executar suas obras, visando o melhor custo-benefício a fim de garantir os melhores benefícios aos seus clientes, de forma ética. Desconfie do profissional que aceita a famosa RT. Esse valor sai do seu bolso, cliente!

Quanto tempo um Arquiteto leva para conceber um projeto?

Projetos de Arquitetura levam tempo para serem concebidos. Em média, um projeto demora cerca de 30 a 60 dias para ser definido, dependendo da atividade proposta e do aprofundamento da intervenção. Prazos não devem ser negociados quando o objetivo é um projeto bem elaborado. Portanto, quanto maior o tempo de desenvolvimento, melhor será o resultado final.

Arquitetura é acima de tudo uma arte, ela deve causar emoção aos olhos de quem a vê, e na escolha do profissional deve ser levado em conta o quanto você se identificou com seus trabalhos. 

Arquiteta Cláudia Baccarin Costa

Proprietária em CBC Arquitetura + Interiores

Escritório localizado na rua João Miranda Salgueiro, 329, Piso Superior – Centro de Porto Ferreira-SP

Fone: (19) 98180-8083