Secretaria da Saúde vai implantar programa de saúde da família no Porto Bello e Salzano

Divulgado em 24/08/2017 - 17:07 por Porto Ferreira Hoje

Com a contratação de 15 novos agentes comunitários de saúde (ACSs), a Secretaria de Saúde de Porto Ferreira vai implantar mais dois programas Estratégia de Saúde da Família no município, sendo um na Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio Gallo, no Jardim Porto Bello, e outro na UBS Arlindo de Vicente, no Jardim Paschoal Salzano. Até a denominação destas unidades sofrerá alteração, passando de UBS para PSF (Posto de Saúde da Família).

Com isso, a rede municipal de Saúde ampliará de cinco para sete os locais servidos por programas de Estratégia de Saúde da Família, o que leva a um melhor atendimento à população. Os locais que já possuem o programa são as unidades do Jardim Anésia (Elza Falco Paschoanelli), Cristo Redentor (Augusto Pirondi), Jardim Independência (Caic), Vila Maria (João Malaman) e Centro (Iracema Maria Amélia Perondi – CSII).

“Com as visitas dos agentes comunitários de saúde, teremos maiores informações sobre as necessidades dessas áreas, podendo assim ser traçadas estratégias específicas para aquela população, além de aproximar os moradores para a prevenção da saúde”, explica a secretária de Saúde, Vera Lucia Visolli. Serão mais de 9 mil pessoas na área de coberturas apenas das duas novas ESFs.

A Estratégia de Saúde da Família é a prioridade do Ministério da Saúde para organizar a chamada Atenção Básica — que tem como um dos seus fundamentos possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade, reafirmando os princípios básicos do SUS (Sistema Único de Saúde): universalização, igualdade, descentralização, integralidade e participação da comunidade, mediante o cadastramento e a vinculação dos usuários.

A ESF funciona mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de pessoas, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação