Porto Ferreira ganha Núcleo de Apoio à Saúde da Família

Divulgado em 31/08/2017 - 17:35 por Porto Ferreira Hoje

Pensando em ampliar, melhorar e qualificar o atendimento na Atenção Básica de Saúde, o prefeito Rômulo Rippa autorizou a contratação de uma equipe multidisciplinar, que atuará junto às Estratégias Saúde da Família (ESF).

O Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), como foi intitulada a equipe, será composto por profissionais das áreas de Fisioterapia e Psicologia, além de nutricionista e dentista. A equipe vai trabalhar com grupos de pacientes nas próprias Unidades de Saúde.

Serão desenvolvidos trabalhos em grupos, priorizando os seguintes casos: hipertensão e diabetes, pacientes ostomizados, atividades físicas supervisionadas (Projeto Saúde e Qualidade de Vida), atenção aos adolescentes, rodas de conversas (para pacientes com depressão, ansiedade etc.), orientações sobre os riscos da automedicação.

Também para reforçar o atendimento à população, a Secretaria de Saúde está no aguardo de três profissionais médicos do Programa Mais Médicos pelo Ministério da Saúde. Além disso, desde maio já foram convocados outros 15 agentes comunitários de Saúde para as unidades que já adotam a ESF, 20 agentes de vetores (combate às arboviroses dengue, chikungunya, zika e febre amarela, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti), oito técnicos de enfermagem, um enfermeiro, dois fisioterapeutas e dois psicólogos.

Fonte: Assessoria de Comunicação,