Abertura da Semana de Artes Literárias lembrou importância do patrono Thales Andrade

Divulgado em 22/09/2017 - 09:55 por Porto Ferreira Hoje

A Secretaria de Cultura de Porto Ferreira abriu na noite de terça (19/09), no Anfiteatro Isaltino Casemiro, a I Semana de Artes Literárias Thales Castanho de Andrade. O evento teve prosseguimento na quarta-feira.

Criada por lei no dia 30 de agosto, após aprovação de projeto de autoria do vereador e presidente da Câmara Municipal, Miguel Bragioni, a Semana tem por objetivo realizar anualmente no mês de setembro atividades, eventos e exposições que promovam, estimulem e desenvolvam as artes literárias.

Na abertura estiveram presentes o prefeito Rômulo Rippa, os vereadores Miguel Bragioni e Gideon dos Santos, o secretário de Cultura Régis Radael Berreta, o assessor técnico da Secretaria de Educação, Gustavo de Freitas, e a palestrante da noite, Tânia Francalacci, além do público em geral.

Tanto Bragioni quanto o mestre de cerimônias, Dalcy Melara, discorreram sobre a importância e a história de Thales Castanho de Andrade. Um vídeo também foi exibido aos presentes, narrando a biografia do patrono do evento. Já o prefeito Rômulo Rippa destacou a importância da leitura e do ensino da língua na construção da cidadania e anunciou que estuda promover um concurso literário para as próximas edições do evento.

Outro assunto também falado nos discursos foi sobre a criação de uma Academia Ferreirense de Letras. O prefeito demonstrou apoiar a ideia, assim como o vereador Bragioni, destacando que a iniciativa também deve partir dos escritores e profissionais envolvidos com as letras.

Para esta primeira edição, a Secretaria de Cultura convidou escritores e poetas ferreirenses que expuseram suas obras no saguão de entrada do Anfiteatro. O programa ainda teve as palestras “Construção da Literatura”, ministrada por Tânia Francalacci, na terça-feira, e “História Social da Obra de Thales Andrade: Saudades”, por Alexandre de Barros, na quarta.

Thales Castanho de Andrade é considerado o “pai” da literatura infanto-juvenil no Brasil. Sua obra mais importante foi o livro “Saudade”, cuja primeira edição é datada de 1919, escrito na residência cujo prédio que ainda permanece intacto no número 86 da rua João Procópio Sobrinho, no Centro de Porto Ferreira. Ao todo, em sua carreira de escritor, escreveu 47 livros, perfazendo, no total, uma tiragem de dois milhões de exemplares vendidos. “Saudade” foi, por longos anos, talvez meio século, o livro mais adotado para leituras nas escolas do Brasil. Nasceu em Piracicaba em 15 de agosto de 1890. Morreu em São Paulo em 1º de outubro de 1977.

Fonte: Assessoria de Comunicação