Reunião discute o funcionamento de farmácias e drogarias 24 horas

Divulgado em 22/09/2017 - 11:50 por Porto Ferreira Hoje

Foi realizado no último dia 14/09, na sala de reuniões da Prefeitura, um encontro entre representantes do Poder Público e de farmácias e drogarias do município, com o objetivo de debater a possibilidade de os estabelecimentos funcionarem em período de 24 horas, em sistema de rodízio.

Entre os presentes estavam o prefeito Rômulo Rippa, a secretária de Saúde, Vera Visolli, assessores da Secretaria de Saúde, os vereadores Francisco Donizeti Pereira, o Kiko Mecânico (PMDB), e Sérgio Rodrigo de Oliveira (DEM), além dos representantes dos estabelecimentos.

Após as autoridades falarem da necessidade de ser implantado o horário de funcionamento das farmácias por sistema de rodízio, visando o atendimento ininterrupto da população, os representantes dos estabelecimentos discorreram sobre a grande dificuldade de manterem as portas abertas por 24horas, mesmo em sistema de rodízios.

Entre os pontos destacados por eles estavam a falta de segurança e, principalmente, as despesas com funcionários, que não compensariam o funcionamento. Informaram ainda que para obterem o custo/benefício adequado, as demais farmácias deveriam encerrar suas atividades às 20 horas e somente a farmácia de plantão permaneceria em funcionamento, com limitação do alvará de funcionamento para as demais.

Porém, nesse contexto, não houve unanimidade. Os representantes das redes de drogarias se opuseram a tal conduta, de modo a não chegarem em um consenso. Por fim, informaram que em Porto Ferreira há drogarias que funcionam até a meia-noite e abrem às 6 horas, sendo que a procura dos cidadãos a farmácias para aquisição de medicamento na madrugada é irrisória, de acordo com experiências anteriores, pois em situação emergencial a população deveria se dirigir ao Pronto-Socorro para atendimento médico, de onde sairiam devidamente medicados, se fosse o caso.

Após diversos debates, sem chegarem a um comum acordo, foi solicitada nova reunião para que os representantes de farmácias ausentes pudessem comparecer, a qual será devidamente agendada.

Fonte: Assessoria de Comunicação