Rede Drogal promove ações para conscientizar sobre o câncer de mama e de próstata

Divulgado em 05/10/2017 - 15:15 por Porto Ferreira Hoje

Para conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e de próstata, a Rede Drogal participa das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, com ações nas suas 137 filiais instaladas em 53 cidades do interior de São Paulo.

Durantes os dois meses, a Rede Drogal distribuirá folhetos a todas as pessoas que passarem pelas filiais, com informações sobre como realizar autoexames, visando os cuidados com a saúde. Para reforçar a ação, os colaboradores de cada unidade usam um bottom especial, nas cores rosa e azul. 

A atividade acontece pelo terceiro ano consecutivo e faz parte da missão da rede farmacêutica que está entre as maiores do setor do Estado. Todos os anos, em parceria com entidades e instituições, também apoia palestras, campanhas e outros eventos de conscientização, sempre focados na qualidade de vida.

Cristina Vasconcelos Pierozzi, farmacêutica responsável da Rede Drogal, comenta a importância da campanha. “Tocar o corpo é uma das formas de se conhecer. Os dois tipos de cânceres – de mama e de próstata – podem ser tratados e curados se forem descobertos o mais rápido possível. Infelizmente, por medo, homens e mulheres deixam de procurar ajuda médica quando observam alguma alteração, mas é preciso mudar este comportamento e pensar que é possível ter vida saudável após o diagnóstico e o tratamento”, alerta. “Nossa equipe está treinada e preparada para dar as informações necessárias aos clientes com dúvidas”, completa. 

MAMA

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), as formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico e a mamografia. A entidade também recomenda que as mulheres conheçam o próprio corpo realizando o autoexame, que deve ser feito logo após a menstruação ou sempre no mesmo dia de cada mês para quem não menstrua.

Durante o toque é importante procurar deformações ou alterações no formato das mamas, caroços nas mamas ou axilas, ferida ao redor do mamilo, retrações ou abaulamentos e secreções pelos mamilos. Mas antes de entrar em pânico ao observar algum destes sintomas procure um ginecologista.

O câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo, depois do de pele não melanoma. A doença também acomete homens, porém é rara, representando apenas 1% do total de casos, motivo de preocupação das redes de saúde, pois eles só procuram ajuda médica quando estão em fase adiantada.

Entre as causas do câncer de mama estão o sedentarismo, a ingestão de bebidas alcoólicas, tabagismo e histórico familiar, com predisposição genética hereditária. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos, informa o Inca.

PRÓSTATA

O Novembro Azul foi escolhido para conscientizar sobre o câncer de próstata, ainda tratado como tabu pelo sexo masculino, embora possa levar à morte. A recomendação é que os exames de prevenção sejam feitos por homens a partir dos 45, se tiverem casos da doença na família. Para quem não tem registro de antecedentes da doença, a idade ideal é a partir de 50 anos.

Sintomas como jato de urina muito fraco ou reduzido, dor ao ejacular, problemas em conseguir ou manter a ereção, sangue na urina, necessidade de urinar frequentemente, especialmente à noite, entre outros devem ser relatados ao médico para o diagnóstico correto.

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura ajuda a diminuir o risco do câncer de próstata. Pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar são recomendações do Ministério da Saúde para a melhora na qualidade de vida.

Serviço:

Rede Drogal conscientiza sobre o câncer de mama e de próstata nas 137 filiais, das 53 cidades do Estado de São Paulo

Informações: www.drogal.com.br