Rotary cria o Interact Club em Porto Ferreira

Divulgado em 10/10/2017 - 21:45 por Porto Ferreira Hoje

Na tarde de 30 de setembro aconteceu na sala de reuniões do Porto Ferreira Futebol Clube uma reunião onde foi formado o INTERACT do Rotary Club local. Confira a lista dos interacteanos:

- LUIZ HENRIQUE MONTERA - Presidente

- ADILSON DE CARVALHO CAMPOS PEREIRA - Vice-presidente

- GABRIELE DA SILVA - Secretaria

- ANA JÚLIA BATISTA - 2ª Secretaria

- LUIS AUGUSTO MALACHIAS GHIDINI - 3º Secretaria

- CHRISTIAN FARIA BOROTTO - Protocolo

- ANA LAURA DA SILVA - 2º Protocolo

- LUIS PAULO MONTEIRO DE VASCONCELOS SONCINI - 3º Protocolo

- VITÓRIA LUIZA RUIZ - Tesoureiro 

- NICOLAS GARCIA DE ALMEIDA ALVES - 2º Tesoureiro

- FELIPE ANTÔNIO STROZZI LAMELLAS - 3º Tesoureiro

- VITÓRIA LUIZA RUIZ - Imagem Pública 

- ANA JÚLIA BATISTA - Meio Ambiente

- ANA LAURA DA SILVA - Meio Ambiente

- FELIPE DE GODÓI CORRÊA - Imagem Publica

- EDUARDA UTINETTI MACEDO - Serviços a Humanidades 

- ALEXSANDER HENRIQUE VILLA -  Voluntario

- ALICE PRETTI SILVA FREIRE -  Voluntario

A reunião foi presidida por Alex Comin e os rotarianos presentes sentiram-se emocionados com a criação do Interact no Rotary Club de Porto Ferreira, um sonho realizado.

Tal Projeto teve inicialmente o empenho do rotariano Mario Irineu Salviato junto às direções do Colégio Objetivo e da ETEC Prof. Jadyr Salles, convidando adolescentes de 12 a 18 anos que se identificassem com a proposta e o perfil do Interact. Outros adolescentes amigos juntaram-se a eles, resultando na reunião em que foi retomado o INTERACT no Rotary Club de Porto Ferreira.

Primeira reunião

Oficialmente ocorreu a primeira reunião no dia 07 de outubro já com a equipe montada. A reunião foi conduzida pelo vice-presidente Adilson De Carvalho Campos Pereira, dada a ausência do presidente Luiz Henrique, fazendo o ritual de abertura dentro das regras do Rotary Internacional e o protocolo Chistian Faria Borotto fazendo devidamente a organização.

Na reunião já ficou acertado o inicio dos primeiros projetos a serviço da humanidade e da comunidade, forma de trabalho e diretrizes a serem construidas.

Quem tiver interesse em conhecer o que é o Interact para juntarem-se ao grupo, poderão participar de reunião que acontecerá no próximo sábado, dia 14 de outubro, a partir das 15h00, no mesmo e local. Para participação é necessário ter entre 13 e 18 anos. Os interessados devem apenas contatar um dos rotarianos ou interactianos, a fim de constar do Protocolo.

O Rotary Club de Porto Ferreira agradece a estes jovens que podem fazer a diferença em nossa sociedade.

Interact Clubs

Os Interact Clubs são grupos de adolescentes de 12 a 18 anos, patrocinados por um Rotary Club, em que o principal objetivo é tentar ajudar a sociedade de uma forma simples, com campanhas, doações, visitas a creches e hospitais, entre outras coisas para melhorar do meio ambiente à saúde da população carente.

A sigla Interact significa International Action, ou Ação Internacional. O primeiro Interact Club foi fundado em 1962, em Melbourne, na Flórida, e rapidamente se espalhou pelo mundo afora.  Atualmente, existem Interact Clubs espalhados em 135 países e regiões geográficas, e são 326.186 interactianos distribuídos em 14.182 Interact Clubs. No Brasil existem 787 Interact Clubs e 18.101 Interactianos em 38 distritos rotários.

Enquanto se empenham nesses objetivos, os jovens estarão fazendo amizades duradouras e, ao mesmo tempo, estarão desenvolvendo o espírito de equipe e liderança, pois todos os Interacts contam com um disciplinado Conselho Diretor, escolhido pelos próprios jovens em votações. E, com isso, todos os interactianos estão sujeitos e serem escolhidos para cargos como: presidente, vice, secretário, tesoureiro, protocolo e avenidas.

Os clubes podem apresentar quadro social bastante diversificado, originário de uma ou mais escolas da comunidade.

Todos os anos, os Interact Clubs realizam pelo menos dois projetos de prestação de serviços, sendo um deles de cunho internacional. É através dos projetos que os interactianos desenvolvem uma rede de amigos em clubes locais e internacionais.

Os projetos de prestação de serviços são parte fundamental dos Interact Clubs. Por intermédio das atividades de prestação de serviços, os interactianos aprendem a importância de:

1 - Desenvolver qualidades de liderança e integridade pessoal

2 - Prestar auxílio e respeitar o próximo

3 - Compreender o valor da responsabilidade individual e dedicação ao trabalho

4 - Promover a compreensão e boa vontade internacional.