Prefeito participa de anúncio de indicador de eficiência das prefeituras pelo Tribunal de Contas

Divulgado em 12/10/2017 - 16:22 por Porto Ferreira Hoje

O prefeito Rômulo Rippa participou na segunda-feira (09/10), em São Paulo, da solenidade em que o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP), Sidney Beraldo, anunciou os novos números do IEG-M (Índice de Efetividade da Gestão Municipal).

Trata-se de um indicador criado pelo TCE-SP para medir a eficiência das prefeituras paulistas. “O IEG-M nasce como um instrumento de contribuição para que as gestões sejam mais efetivas. E, principalmente com planejamento, sempre se pode melhorar”, afirmou Beraldo, durante cerimônia na sede do Tribunal.

Lançado em 2015, o IEG-M avalia sete áreas públicas: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, proteção aos cidadãos (quesitos ligados à área da Defesa Civil) e governança de tecnologia da informação.

A partir desse levantamento, os municípios são classificados em faixas de resultado: altamente efetiva (A), muito efetiva (B+), efetiva (B), em fase de adequação (C+) e baixo nível de adequação (C). Exceto pela capital, foram analisadas todas as demais 644 cidades do Estado. Porto Ferreira foi classificada com a faixa B (efetiva).

“Cada vez mais os cidadãos reivindicam o acesso legítimo a informações que lhe permitam avaliar os resultados das ações dos gestores públicos”, explicou o presidente. “Além de contribuírem para o aprimoramento do controle externo e das fiscalizações, os dados do IEG-M podem ser usados pelas administrações como uma ferramenta para a correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do planejamento”.

Para o prefeito Rômulo Rippa, o IEG-M vai auxiliar a Prefeitura a melhorar a gestão no município. “Esta versão do índice apresentada hoje foi feita com os dados consolidados do ano de 2016. Portanto, teremos realmente uma melhor visualização de nosso trabalho na edição do ano que vem. Mesmo assim, esta ferramenta vem ao encontro de nossa visão de governo, de tornar a máquina pública mais eficiente, fazendo mais com menos”, declarou o prefeito ferreirense.

Fonte: Assessoria de Comunicação