Confira a programação e como participar das oficinas da Mostra de Teatro José Augusto Tenan

Divulgado em 17/10/2017 - 14:00 por Porto Ferreira Hoje*

No final de semana – dias 20, 21 e 22 de outubro – acontece a II Mostra de Teatro José Augusto Tenan, no Anfiteatro Isaltino Casemiro.

Toda programação das atrações pode ser conferida abaixo, inclusive com os links para fazer a inscrição para participar das oficinas:

Dia 20/10 (sexta-feira)

19h30 – Abertura

20h – Grupo Galhofas (Descalvado/SP)

Espetáculo: “Cadê o Pássaro Que Estava Aqui?”

Duração: 55 min.

Gênero: Comédia.

Classificação: livre para todas as idades.

Sinopse: a história de um palhaço que, ao se sentir só, pela perda de seu querido pássaro, tenta das maneiras mais poéticas, absurdas e desesperadoras substituir aquele amor que não existe mais ali, até perceber que esta façanha não é possível de acontecer e passa a ter que brigar com este sentimento.

Dia 21/10 (sábado)

14h – Oficina – “Aprendendo Teatro com os Desenhos Animados”, ministrada por Fabio Pimenta.

Descrição: através de dinâmicas que partem da interação com a projeção audiovisual de personagens e trechos de desenhos animados, oficineiro e grupo se unem para investigar conceitos, técnicas e situações próprias dos processos criativos em artes cênicas. As dinâmicas desta oficina proporcionam uma investigação sobre a realização de ações em variações livres e fantasiosas. Propiciam a experimentação de ritmos, velocidades e qualidades de movimento. Em forma de brincadeira, oferece aos participantes a oportunidade de experimentar em seus corpos, novas possibilidades de movimento e raciocínio.

Vagas: 25.

Faixa etária: Livre.

Link para inscrição: https://goo.gl/forms/lEoTZHiABz6xaQT53

19h30 – Mostra do processo de trabalho que vem sendo desenvolvido pelos alunos do curso de Teatro Módulos I e II, da Secretaria de Cultura de Porto Ferreira. Os alunos do Módulo I apresentarão cenas da peça Romeu e Julieta, de Willian Shakespeare. Os alunos do módulo II apresentarão cenas sobre contos populares brasileiros.

20h – Apresentação da peça “A Greve do Sexo” (Classificação: 14 anos)

Grupo Espelunca (São Carlos – SP)

Sinopse: na peça, que acontece em meio a uma guerra que não tem fim, as mulheres se unem e declaram uma greve de sexo enquanto os homens não decretarem a paz. Esta comédia é uma adaptação livre do texto “As Guerreiras do Amor”, de Domingos de Oliveira. O assunto abordado é o da figura feminina que enfrenta muitas barreiras em uma sociedade misógina. A construção dessa peça está sendo por meio do Projeto de Qualificação em Artes Ademar Guerra.

Dia 22/10 (domingo)

14h – Oficina de jogos teatrais para crianças, ministrada pela professora Nathália Góes e Silva.

Descrição: os jogos teatrais constituem-se nas diversas e mais atuais metodologias da pedagogia teatral. Por meio de jogos e exercícios serão estimuladas nas crianças elementos e habilidades necessários para o fazer teatral como atenção, foco, movimento, autonomia e criatividade. O objetivo desta oficina é elucidar que, por meio de práticas lúdicas e divertidas, é possível criar e aprender sobre artes cênicas.

Duração: 1h.

Faixa etária: 9-11 anos.

Material: roupa confortável (evitar roupa jeans) e garrafa de água ou caneca.

Link para inscrição: https://goo.gl/forms/R0Gd4uvG1LJUzSoh2

15h – Oficina: “Os Jogos teatrais do Teatro do Oprimido”, ministrada pela professora Nathália Góes e Silva.

Descrição: com ênfase no corpo e na busca de combate aos mecanismos que o reprimem e o alienam, a oficina propõe uma série de atividades e exercícios que buscam ampliar o repertório de imagens corporais do participante e, assim, estimulá-lo a meditar sobre suas práticas cotidianas. O Teatro do Oprimido é um método lúdico e pedagógico, um instrumento eficaz de comunicação e de busca de alternativas concretas para problemas reais; é um espaço livre de debate e reflexão de nossas práticas sociais que utiliza o jogo teatral como sua principal ferramenta.

Duração: 2h.

Faixa etária a partir de 15 anos.

Material: roupas confortáveis, garrafa de água ou caneca.

Link para inscrição: https://goo.gl/forms/R0Gd4uvG1LJUzSoh2

Fonte: Assessoria de Comunicação

Atualizado às 15h07 de 20/10/2017