Três palestras foram proferidas no primeiro dia do 1º Ciclo de Palestras da AFEA

Divulgado em 18/10/2017 - 08:39 por portoferreirahoje

Aconteceram na segunda-feira, dia 16 de Outubro de 2017, no Anfiteatro Municipal Isaltino Casemiro, em Porto Ferreira-SP, as primeiras palestras do 1º Ciclo de Palestras promovido pela AFEA  - Associação Ferreirense de Engenheiros e Arquitetos.

 

O evento, que também terá palestras nos dias 18 e 23 de outubro, é gratuito e trata de : mobilidade, permeabilidade, sustentabilidade, acessibilidade, segurança, novas tecnologias, manutenção urbana e muito mais.

 

A primeira palestra foi proferida por  Ricardo Humberto Moschetti,  Gerente do Escritório Regional da ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland em São Paulo  –  Mobilidade e Permeabilidade Urbana

O palestrante tratou do projeto mobilidade urbana “soluções para as cidades ”,  sobre o projeto de calçada seguindo a norma NBR 9050, os tipos de pisos ideais para execução e relação a conforto para caminhada, materiais mais duráveis que contribuem para diminuição de temperatura, sobre pisos táteis que facilitam também o trafego de idosos com andadores e bengalas e deficientes visuais.

A segunda palestra foi proferida por  Marcelo Rossi de Camargo Lima – Perícias de Engenharia e o IBAPE-SP.

Marcelo falou sobre a área de pericias no ramo de arquitetura e engenharia, como os profissionais que desejam atuar nessa área devem começar,  e as áreas que essa profissão permite atuar.

A terceira e última palestra teve o palestrante José Gilberto Pereira de Campos, abordando o tema: “Responsabilidade Profissional e a Acessibilidade”.

O palestrante falou da responsabilidade dos engenheiros e arquitetos quanto a observação das leis ao projetar e executar as obras de melhorias de acessibilidade nas cidades.

 

Programação da próxima quarta-feira, dia  18 de Outubro de 2017:

Às 14 horas - SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS PARA A DRENAGEM URBANA

Palestrante: Ana Paula Zubiaurre Brites

Às 15 horas - ENERGIA FOTOVOLTAICA

Palestrante: André Luiz Zuffo

Às 16 horas - SEGURANÇA E HIGIENE OCUPACIONAL

Palestrante: Roger Destefano