Equipe de Robótica do Sesi de Porto Ferreira participa da 1ª competição da World Robot Olympiad

Divulgado em 19/10/2017 - 17:43 por portoferreirahoje

Alunos do SESI de Porto Ferreira participaram da primeira competição oficial da World Robot Olympiad (WRO), realizada na cidade de Presidente Epitácio com a presença de 78 equipes de todo o estado de São Paulo, sendo algumas da nossa região, como Santa Rita do Passa Quatro, Descalvado, São Carlos, e valendo uma vaga para a participação na WRO etapa mundial, a se realizar na Costa Rica.

A WRO é um torneio para jovens a partir de 10 anos que celebra a ciência, tecnologia e educação, reunindo participantes de todo o mundo para desenvolver a criatividade, design e habilidades de resolução de problemas através de competições de robótica desafiadoras e educacionais.

Nessa competição, as escolas são convidadas a formar equipes de três alunos, as quais precisam criar, projetar e construir modelos de robôs que se pareçam ou se comportam como um atleta humano. A competição começa a partir de etapas preliminares até o julgamento final.

Dentre os objetivos dessa competição estão a reunião de jovens de todo o mundo, para desenvolver a criatividade e as habilidades de resolução de problemas através da competição robôs, de forma desafiadora e educacional; e a ampliação da visão desses jovens na aplicação da ciência e tecnologia, melhorando a eficiência da aprendizagem e incentivando nossos jovens a serem futuros cientistas, engenheiros e inventores.

O tema desse ano foi Sustainabots [Robôs para Sustentabilidade] - Carbono de Neutralidade, onde gases do Efeito Estufa, como o Dióxido de Carbono, emitido por atividades humanas através de meios de transporte, de processos industriais e a produção de energia afetam a temperatura do nosso planeta. O desafio foi construir o robô que pudesse ajudar uma empresa a alcançar a neutralidade do carbono. Para isso o robô deve instalar fontes de energias renováveis, como painéis solares e plantar árvores para contrabalancear as emissões dos processos industriais das empresas.

Além também de desenvolver um projeto de pesquisa com apresentação de um protótipo (um robô), dentro desse mesmo tema, usando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. No projeto de pesquisa pudemos usar os seguintes ODS: Energia Limpa e Acessível; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Ação Climática e Vida e terra.

Dessa forma, cada robô contribuirá no objetivo de transformar nosso mundo em um lugar melhor.

A Equipe de Porto Ferreira não conseguiu o objetivo almejado, mas o que vale é a participação, a experiência e a aprendizado obtido pela participação em uma olimpíada mundial de robôs.

Parabéns em especial aos alunos César, José Cláudio, Pedro, Karen, Isabella, Raissa e a professora Danila Lara Pio Graciano pela participação, e por representar nossa cidade numa competição tão importante. E parabéns ao SESI por incentivar a Ciência e a Tecnologia aos alunos.