Alunos da rede pública recebem orientações por meio de teatro na Semana de Prevenção à Cárie Dental

Divulgado em 25/10/2017 - 14:00 por Porto Ferreira Hoje

Entre terça e quinta-feira (24 e 26/10) desta semana a Secretaria de Saúde de Porto Ferreira, por meio da equipe de prevenção do Centro Odontológico Dr. Eduardo Ramos Ribeiro da Silva, em parceria com a Secretaria de Educação, está realizando a Semana de Prevenção à Cárie Dental para os alunos da rede municipal de ensino (Emeis e 1ºs anos das Emefs), apresentando o Projeto Sorrindo Para o Futuro.

O evento acontece na semana em que se comemora o Dia do Dentista (25/10), nos períodos da manhã e da tarde, no salão social do Clube de Campo das Figueiras. Na abertura, na manhã de quarta-feira, estiveram presentes o prefeito Rômulo Rippa, a secretária de Saúde, Vera Lucia Visolli, e os vereadores Marcelo Ozelin (PSDB), Renato Rosa (PRP) e Kiko Mecânico (PMDB).

O objetivo geral do Projeto Sorrindo Para o Futuro é promover a saúde bucal, trabalhando para a diminuição da incidência da doença cárie nas crianças da cidade de Porto Ferreira, oferecendo a elas uma melhor qualidade de vida.

Prevenção

A orientação passada pelos profissionais para as crianças aprenderem a cuidar da saúde bucal é feita por meio de um teatro interativo. Foram montadas duas estruturas. Numa delas, os profissionais mostram o que acontece com quem não escova os dentes, por exemplo. No local, até o cheiro desagradável é reproduzido. Na outra estrutura, que mostra os benefícios da escovação e dos cuidados, como a utilização do fio dental, o cheiro é bem agradável.

As crianças passeiam pelos dois locais e depois aprendem as técnicas com os profissionais. Também é encenado um teatro com bonecos para facilitar o entendimento das crianças.

O projeto Sorrindo Para o Futuro é desenvolvido durante todo o ano pelos dentistas na rede pública de ensino. Todas as ações acontecem na própria unidade escolar, onde é aplicada a técnica denominada TRA, que é um método inovador de tratamento da cárie dentária que dispensa o uso de equipamentos odontológicos tradicionais, aprovado e recomendado pelas autoridades científicas internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Federação Dentária Internacional (FDI), como forma de melhorar a saúde bucal de grandes contingentes populacionais, num espaço de tempo menor. Também são distribuídos kits de escovação e outros materiais de orientação.

O coordenador da Saúde Bucal da Secretaria de Saúde é o cirurgião-dentista Paulo Henrique Ribeiro da Silva, e a equipe de prevenção é formada pelas cirurgiãs-dentistas Ana Silvia Moraes Leitão Burian e Andrea Perondi de Santis, com apoio de outros profissionais.

Fonte: Assessoria de Comunicação