Escola Noraide Mariano está mais segura, confortável e com ambiente saudável

Divulgado em 30/11/2017 - 08:05 por Porto Ferreira Hoje

A tradicional Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Noraide Mariano, localizada no Jardim Primavera, teve suas obras de revitalização entregues na tarde da última sexta-feira (24/11).

A cerimônia contou com a presença do prefeito Rômulo Rippa, dos vereadores Gustavo Braga Coluci (PTB), Renato Rosa (PRP), Gideon dos Santos (PSD), Alan João (PSB) e Sérgio Rodrigo de Oliveira (DEM), da secretária de Educação, Cláudia Regina Lopes Aguiar, entre outros secretários, servidores, educadores e alunos. Também presente no local de honra Olivia Calovi Mariano, viúva do empresário Cláudio Mariano, que era sobrinho da patronesse da escola e que representou a família.

Foram investidos nas obras R$ 846,5 mil durante 5 meses, para a reforma de partes estruturais, fundação, lajes, cobertura, revestimentos, pisos, pintura, instalações elétricas e hidráulicas.

“Acabamos com as salas de assoalho, que devido ao tempo e facilidade para o acúmulo de poeira eram até insalubres aos nossos professores e alunos. A escola agora está mais viva, alegre e receptiva à comunidade escolar. Agradeço a direção, coordenação, professores, e demais colaboradores pelo empenho cotidiano a frente da unidade. Parabenizo a secretária Claúdia e toda sua equipe pelo trabalho desenvolvido”, disse o prefeito Rômulo Rippa que, durante seu discurso, também falou sobre a proposta de unificação do currículo escolar do ensino fundamental.

Também fizeram discursos a diretora da unidade, Cláudia Bianchini Varisi, a secretária Cláudia Aguiar e o vereador Gustavo Braga Coluci. Ao final, alunos fizeram apresentações musicais que encantaram a todos e um vídeo mostrando o “antes e depois” das obras foi exibido aos presentes.

A Emef Professora Noraide Mariano atende ao Ensino Fundamental 1 (do 1º ao 5º anos) e Ensino Fundamental 2 (do 6º ao 9º anos). Seu corpo docente é formado por 24 professores, possui 11 funcionários e 519 alunos.

Esta é a segunda revitalização de escola que o atual governo municipal entrega este ano. A primeira foi a Emef Wladimir Salzano, na Vila Maria, onde foram investidos R$ 270 mil. Outra escola está com obras atualmente é a Emef Professora Ruth Barroso Teixeira, no Jardim Porto Bello.

Noraide Mariano

A professora Noraide Mariano nasceu na cidade de Descalvado (SP) em 30 de outubro de 1915. Era filha de Marcolino Mariano e Adelina Mariano, tendo se formado professora primária pela Escola Normal de Pirassununga, em 1934.

Foi professora estagiária na Escola Mista da Fazenda Rocha, em Pirassununga, durante o ano de 1935, onde iniciou sua vida profissional. Professora da Escola Mista da Fazenda Rio Claro, em Porto Ferreira, entre os anos 1936 e 1940, além de lecionar ao Grupo Escolar de Soturna, em Jacanga, entre 1940 e 1941, e também no Grupo Escolar Sud Mennucci, em Porto Ferreira, entre 1941 e 1964.

Foi regente do orfeão (coral) do Grupo Escolar Sud Mennucci por mais de 18 anos. Também foi membro do corpo diretor da Caixa Escolar da mesma instituição de ensino, além de tomar parte em todos os movimentos sociais, cívicos, tendo contribuído por todos os meios para o desenvolvimento destes sentimentos na juventude estudantil de Porto Ferreira. 

Destacou-se como membro da direção da Comissão Municipal da Legião Brasileira de Assistência em Porto Ferreira, tendo ainda ministrado aulas de religião na Igreja Matriz, na Escola Normal e no Ginásio Estadual Washington Luiz. Professora consciente do seu desafio, dedicou toda sua vida ao ensino, aposentando-se no início de 1943, 30 anos após ter iniciado sua carreira no magistério.

A professora Noraide Mariano faleceu no dia 22 de janeiro de 1972, em Porto Ferreira, e pela sua dedicação e causa do ensino, pelo amor que semeou no seio da população de Porto Ferreira, pelos exemplos que legou aos seus cidadãos, mereceu ter o seu nome homenageado e a sua memória perpetuada em estabelecimento de ensino da cidade: Escola Professora Noraide Mariano, denominação esta aprovada em sessão da Assembleia Legislativa de São Paulo, em 1º de outubro de 1973.

Fonte: Assessoria de Comunicação