Rock na Estação vai comemorar os 40 anos do Punk

Divulgado em 01/12/2017 - 17:00 por Porto Ferreira Hoje

O projeto Rock na Estação, da Secretaria de Cultura de Porto Ferreira, retorna no próximo dia 9 de dezembro (sábado), com uma programação especial para comemorar os 40 anos do punk rock.

Assim como nas edições anteriores, o evento tem início às 19h30, na Casa da Cultura Elias dos Santos (antiga estação da Fepasa), à avenida Nicolau de Vergueiro Forjaz, 330, Centro.

A primeira banda a se apresentar vai ser o Projeto Mudo, de Porto Ferreira. E, na sequência, a Outsiders Ramones Tribute, que prestará homenagem a uma das bandas icônicas do movimento.

Punk rock é um movimento musical e cultural que surgiu em meados da década de 1970 e que tem como características principais músicas rápidas e ruidosas, com canções que abordem ideias políticas anarquistas, niilistas e revolucionárias. Também abordam em suas letras problemas sociais como o desemprego, a guerra, a violência e drogas.

O visual agressivo e rasgado, chocante, que fugia dos padrões da moda e da sociabilização, a linguagem despudorada, a filosofia “faça-você-mesmo”, a imagem

“anti-ídolo” (inclusive sem ser obrigado a tocar corretamente seu instrumento) e atitudes destrutivas também são outras características do punk, embora nem todas as bandas sigam tal padrão.

O punk se opôs, principalmente, aos excessos do rock progressivo, do fusion e do hard rock quando, em 1977, invadiu a Inglaterra, por meio de uma cena local própria e independente, tendo como principais expoentes as bandas Sex Pistols e Clash, entre outras.

Fonte: Assessoria de Comunicação