Criado em Porto Ferreira o Grupo de Apoio ao Parto "Parir Bem"

Divulgado em 14/12/2017 - 12:00 por Porto Ferreira Hoje

No final do mês de novembro de 2017 o Hospital Dona Balbina noticiou a abertura de cadastro para doulas. DOULAS são acompanhantes de parto escolhidas livremente pelas gestantes e parturientes que visam prestar suporte físico, emocional e informativo contínuo à mulher durante a gravidez, parto e pós parto, favorecendo a evolução do parto e bem-estar da gestante, com certificação ocupacional em curso para essa finalidade. Portanto agora, além do acompanhante garantido pela lei 11.108/2005 a parturiente pode ter também o acompanhamento de sua doula, humanizando cada vez mais a assistência ao parto, como orienta o Ministério da Saúde.

Motivado pela notícia, foi criado o primeiro Grupo de Apoio ao Parto em Porto Ferreira, o "Parir Bem", organizado pelas doulas Nara Rocha, de Porto Ferreira, e Débora Ferrarezi, de Pirassununga, com encontros mensais e Gratuitos.

O primeiro encontro do Grupo Parir Bem aconteceu no dia 12/12/2017. O trabalho no Grupo é voluntário e não visa lucros, o grupo visa informar e apoiar as mulheres que querem ter um parto normal, incentivando, tirando dúvidas, esclarecendo mitos, diminuindo os medos. Foi divulgado principalmente pelo Facebook através da página Parto Humanizado - Pirassununga e compartilhado em grupos de Porto Ferreira e região.

O Grupo Parir Bem se reúne na Rua Erlindo Salzano, 305, no Jardim Primavera, em Porto Ferreira, e o próximo encontro será em Janeiro de 2018, com data a ser definida em breve.

São dois passos gigantes em prol da humanização do parto em Porto Ferreira.