Morre em São Paulo o advogado e empresário Evelcor Fortes Salzano

Divulgado em 18/01/2018 - 19:52 por portoferreirahoje *

Morre aos 84 anos na cidade de São Paulo no dia 18-1-18 o honorável cidadão ferreirense e sócio fundador da Advocacia Salzano. Graduado em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – Turma II. Integrou, por 12 anos, a Comissão de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo – TED. É sócio efetivo do Instituto de Advogados de São Paulo - IASP desde 20/03/2000. Sócio remido da Associação dos Advogados de São Paulo – AASP desde 14/08/1991.

A trajetória de Evelcor Fortes Salzano nunca seguiu os padrões convencionais. Dono de uma prestigiada banca especializada em direito administrativo, Salzano não se dedica apenas à vida nos tribunais. Há anos, ele é o principal acionista de uma fabricante de embalagens, a Vidroporto. Em 2016, aos 82 de idade em que a maioria das pessoas planeja a aposentadoria, ele atirou-se em mais um empreendimento, desta vez no setor de construção civil: a incorporadora Salzano Participações. O primeiro projeto, o Paese Salzano, uma torre comercial de 13 andares, encravada no valorizado bairro do Paraíso, nas cercanias da avenida Paulista.

A história empresarial de Salzano começou meio por acaso. Especialista em direito administrativo, ele moveu centenas de ações contra os governos municipal e estadual, reclamando o pagamento de precatórios (indenizações devidas em caso de processos ganhos contra o poder público). A especialização se revelou rentável. “Com cada centavo que sobrava eu comprava terrenos e imóveis”, lembra. Graças a esse investimento, para lá de conservador, ele conseguiu construir um sólido patrimônio, cujo valor não revela. Parte das terras, por exemplo, foi usada como moeda para ingressar de sócio na fábrica de embalagens de vidro que um grupo de amigos estava erguendo em Porto Ferreira. Hoje, ele é seu o principal acionista com 43%. Fundada em 1982, a Vidroporto produz garrafas para clientes como Ambev, Schincariol e Caninha 51 e disputa espaço com gigantes como a brasileira Cisper e a francesa Saint Gobain.

Velório e cremação

De acordo com nota emitida pelas filhas do falecido nesta sexta-feira (19),  o velório será das 8  às 15 horas de domingo, 21 de janeiro de 2018, na Funeral Home, localizada na rua São Carlos do Pinhal, 376, Bela Vista, SP.

A cremação será às 16h00 do mesmo dia, no Crematório Vila Alpina, localizado na av. Francisco Falconi, 437, Jardim Avelino, São Paulo. 

(*)Com informações do Jornal do Porto

(**) Atualizado às 11h44 de 19/01/2018 com informações sobre o velório e cremação.