Dia da Água terá atividades e realização de conferência estudantil sobre meio ambiente

Divulgado em 08/03/2018 - 20:55 por Porto Ferreira Hoje

A Secretaria de Educação de Porto Ferreira realiza no próximo dia 17 de março (sábado) as comemorações do Dia da Água, evento que já consta da grade de atividades das escolas municipais há alguns anos. Em 2018 o tema desenvolvido será “Soluções Naturais Para a Água”.

Alunos e educadores se encontrarão das 9h às 11h30 na praça Cornélio Procópio (central). Este ano, entretanto, haverá como novidade a realização da etapa municipal da V Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

É uma estratégia de mobilização de estudantes, adolescentes e jovens de todo o país visando promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno, em conformidade com as orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA), aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação pela Resolução CNE/CP nº 02/2012.

A Conferência é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas.

O tema da conferência é “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”.

Fonte: Assessoria de Comunicação