Edificações Centenárias ilustram a história ferreirense

Divulgado em 14/03/2018 - 17:06 por Renan Arnoni

Porto Ferreira possui algumas edificações centenárias que comprovam a sua vocação para a cultura da tradição e pela preservação do patrimônio e acervo histórico.

Estas obras seculares são conhecidas por toda população.

O majestoso prédio que ainda abriga o mais tradicional estabelecimento de ensino da cidade a “EMEF Sud Menucci” é o único imóvel da cidade tombado pelo “Condephaat” (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico Artístico e Turístico do estado de São Paulo).

Outro exemplo centenário é a antiga estação da “Fepasa” (Antiga Compania Paulista) que hoje abriga a Secretaria de Cultura e que conserva praticamente toda estrutura original,  alimentando a saudade dos velhos e bons tempos em que os trens romanticamente circulavam, transportando passageiros ou cargas.

 A ponte metálica com sua robustez e beleza vêm sendo de uma utilidade incomensurável e se transformou em um dos mais bonitos cartões postais da cidade.

Outro exemplo típico é o prédio onde se acha instalado o Museu Histórico e Pedagógico “Prof. Flávio da Silva Oliveira” construção de 1915 que apesar de pequenas reformas em nome da acessibilidade conservou toda a sua beleza  arquitetônica. O acervo do museu e o prédio que o  abriga são exemplos de sintonia e compatibilidade de ideias.

O prédio cuja construção foi custeada pelo governo do estado, obedeceu ao padrão para sediar delegacias e cadeias em varias cidades.

Em Porto Ferreira, durante 52 anos, delegacia e cadeia ali funcionaram, até que em 27 de Novembro de 1967, o juiz de comarca na época Dr. Pedro de Castro Júnior em atendimento à representação de então promotor Dr. Bem Saúde Branquinho Maracajá pela  portaria Nº21 decretou a interdição  das instalações.

O prédio está situado na esquina das ruas Francisco Prado com João Procópio Sobrinho, no centro da cidade.

Euclides Flora da Silva, mais conhecido como “Clidão” prestou serviços como policial na antiga cadeia pública. Em pitoresca narrativa cita fatos curiosos inerentes ao “dia a dia” e a rotina do ambiente carcerário. A narrativa está disponível em áudio e vídeo no “Jornal do Porto / TV”. Vale a pena ver e ouvir.

Seguem os links do videos:

https://www.youtube.com/watch?v=t-SaDDH6VH0&t=172s

https://www.youtube.com/watch?v=M98SF7SW7fA&t=19s

https://www.youtube.com/watch?v=54IfNTfo5vU