Pirassununga: 13º RC Mec recebe competição internacional de equitação neste fim de semana

Divulgado em 06/04/2018 - 08:33 por Porto Ferreira Hoje

A estrutura militar do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado – RC Mec de Pirassununga recebe a partir desta sexta-feira (6) até domingo (8) o 18º Concurso Completo de Equitação – Campeonato Internacional Forte Anhanguera. O Concurso Completo de Equitação (CCE) é uma modalidade olímpica também conhecida como o “triatlon” equestre. A competição é dividida em três provas – Adestramento, Cross-country e Salto – que são realizadas em dias consecutivos.

A etapa é válida pelo Ranking 2018 da Confederação Brasileira de Hipismo, da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo de Hipismo – ABCCH e da Associação Brasileira dos Cavaleiros de Hipismo Rural – ABHIR.

O evento será aberto e gratuito à toda população e contará com a presença de conjuntos de vários estados e outros países – tanto militares quanto civis. Os cavalos e atletas já chegaram à cidade sendo mais de 90 participantes.

Nesta sexta-feira (6) pela manhã acontecem as inspeções e no período da tarde, a partir das 13 horas as primeiras provas de adestramento, onde o conjunto precisa efetuar determinados movimentos (figuras) de diferentes graus de dificuldade mostrando entrosamento e equilíbrio.

No sábado (7), já a partir das 8h30 continuam as provas de adestramento. No final da manhã, a partir das 10 horas e período da tarde seguem as provas do Conjunto Completo de Equitação com o Cross Country (saltos em obstáculos fixos em velocidade). No domingo (8), pela manhã acontece a prova de salto (onde o conjunto precisa transpor obstáculos móveis de diferentes alturas mostrando controle e precisão).

O esporte é uma importante mostra da capacidade do conjunto competir em três diferentes disciplinas distintas entre si, e num curto espaço de tempo, o que exige preparo técnico e físico.

Fonte: fmmundial

Foto: Arquivo do Porto Ferreira Hoje (15º Campeonato Internacional de Equitação)