Política Ferreirense: entre Boatos, Verdades e Pós Verdades” IV

Divulgado em 27/04/2018 - 06:00 por portoferreirahoje

Agradecimento

Gostaríamos de agradecer aos colaboradores e leitores da coluna "Bastidores da Política", pois estamos recebendo elogios, sugestões e até "fofoquinhas" do mundo político municipal. Também recebemos até críticas que serão muito importantes para a continuidade e credibilidade da coluna.

Vale ressaltar que não estamos aqui para ofender e muito menos denegrir a imagem de ninguém. De forma divertida e às vezes até cômica, mostramos um pouco do que acontece dentro dos bastidores da política municipal com informações coletadas pelos próprios protagonistas ou pessoas ligadas a eles.

Ponte sobre o Rio Santa Rosa

Publicamos nesta coluna informações sobre o caso na manhã de sexta e na hora do almoço. No Jornal da 1º Edição da EPTV Central, o assunto foi um dos temas principais da emissora. Primeiro, a reportagem abordou e entrevistou moradores do Bairro Santa Rosa e região sobre a dificuldade de acesso ao Bairro Santa Luzia e adjacências - ou vice-versa. Depois, foi a vez do pronunciamento da Prefeitura sobre o caso: seus representantes afirmaram que a referida ponte consta no Plano Diretor e que estaria aguardando a aprovação do Projeto pela Câmara para a continuidade dos projetos dessa obra. Por fim, a emissora disse que tentou contato com a Câmara, mas não obteve êxito. 

Outro lado

Conversando aqui e ali, especulando sobre o assunto, fiquei sabendo de que o referido Projeto do Plano Diretor foi enviado à Câmara sem aprovação do COMPUR. Isso - no entender de alguns juristas - não poderia ser feito dessa maneira (o COMPUR teria que endossar antes).

O assunto foi, voltou e parece que o Executivo tem pareceres sobre a desnecessidade de passar pela aprovação do Conselho Municipal de Políticas Urbanas. Por outro lado, a Câmara não quer participar dessa discussão e quer, de fato, aprovar algo totalmente dentro da Lei.

Elogios

E por falar em Câmara, dias atrás membros de diretoria de órgão relacionado à saúde solicitaram uma reunião com os vereadores para discutir sobre assuntos de extrema importância nessa área. Estiveram presentes todos os vereadores do município. Dois dias depois, foi a vez de diretores da Associação Comercial e Empresarial de Porto Ferreira, assim como Diretores do Comitê da Cerâmica Artística e Decoração solicitarem uma reunião com os Edis. Desta vez, participaram oito dos onze vereadores. Parabéns aos nossos legisladores, pois em gestões passadas era difícil ver mais que dois ou três vereadores participando de assuntos de interesse do município.

Elogios II

Agora é em relação ao Élcio Arruda, vereador que está afastado do cargo, assumiu o comando da Agência Reguladora de Porto Ferreira (em Janeiro de 2017).

A Agência está fazendo seu trabalho muito bem, com fiscalização atuante e exigindo melhorias nos serviços executados pelas concessionárias em especial ao de Transporte Coletivo (Transporto).

Élcio e sua equipe estão de parabéns, pois ao fazer Pesquisa junto aos usuários sobre a situação do transporte coletivo em Porto Ferreira consegui coletar vários dados importantes, e com a posse desses já está promovendo algumas modificações no setor, buscando melhorar o atendimento promovido pela concessionária (Transporto) aos usuários.

Bombeiros

Na manhã de quinta-feira, dia 19 de abril, foi realizada uma cerimônia em comemoração aos 14 anos de fundação da corporação em nossa cidade. Presentes autoridades militares do referido órgão e políticas, como o Prefeito Rômulo Rippa, os Vereadores Miguel Bragioni, Renato Rosa e Gustavo Braga e ainda Secretários Municipais. Elogios aqui e ali - o que é muito justo. O Prefeito Rômulo em seu discurso mostrou as estatísticas do trabalho realizado desde a inauguração até os dias de hoje e falou sobre o reconhecimento pelo trabalho dos Bombeiros Estaduais e Municipais de Porto Ferreira. Agradeceu, também, ao ex-deputado Dorival Braga, que, quando ainda deputado, foi um dos responsáveis por trazer esse importante órgão para o município.

Homenagens 

O corpo de Bombeiros homenageou o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Miguel Bragioni, assim como o Presidente do Clube de Campo das Figueiras, Caio Mantovani, por serem parceiros e contribuírem para o sucesso e qualidade da corporação em Porto Ferreira.

Bastidores

Escutei nos corredores de um local onde política é sempre tema que alguém ou alguns tentam achar “pelo em ovo” ou “chifre na cabeça de cavalo”. A bola da vez seria quem poderia ou teria coragem de apresentar uma denúncia sobre um caso que foi veiculado por aí, mas que parece que não esta totalmente fora da Lei.

O que causa mais estranheza é que a pressão é grande sobre uns para apresentarem a tal denúncia. Acontece que esses “uns” estão tremendo (não de frio), mas de medo mesmo, pois correm o risco do feitiço virar contra o feiticeiro. Essa é para os bons entendedores.  

Qual é a verdade?

Quando a assunto é de interesse pessoal, político e até financeiro, o fato em questão tem três lados: o meu lado, o lado do outro e o lado verdadeiro. Esse último fica por último mesmo, ou seja, todos acham que estão certos e o que é mesmo correto fica de fora. Essa serve para alguns acontecimentos recentes envolvendo políticos e não políticos, mas que não vivem sem ela.

E por fim...

O duro é que dentro dos interesses pessoais o que é mesmo para mostrar fica de fora. Quem fez não aparece, isso porque quem coloca não gosta de tal pessoa por motivos totalmente pessoais e não públicos ou também vive-versa. E nossa população, que menos tem culpa nisso, fica sem saber a verdade escutando um aqui e o outro ali. Que papelão heim?

Pré-candidatos X Justiça Eleitoral

Não é porque determinada pessoa que pretende sair candidato nas próximas eleições e coloca o prefixo "pré" pode sair por aí fazendo campanha eleitoral abertamente.

Uma coisa é um político que possui mandato eletivo e que pretende sair à reeleição continuar a cumprir suas funções, respeitando às determinações eleitorais; outra coisa e usar o termo pré-candidato (a) e sair literalmente fazendo campanha eleitoral antecipada.

Só para lembrar: no momento do registro da candidatura o TSE pode receber denúncias; possuem mesmo um canal que permite enviar fotos, prints, etc, comprovando o fato. A Justiça Eleitoral pode multar e até mesmo cassar a candidatura se comprovar o abuso. 

Desde 07 de abril de 2018, o portoferreirahoje publica semanalmente a coluna “Política Ferreirense: entre Boatos, Verdades e Pós Verdades”. A coluna explora vários temas ligados aos poderes legislativo e executivo, dando ênfase aos bastidores. A coluna está sendo feita de forma coletiva com a participação de amigos e colaboradores do site www.portoferreirahoje.com.br . Aqui ficam nossos agradecimentos aos amigos e colaboradores.