"Política Ferreirense: entre Boatos, Verdades e Pós Verdades" V

Divulgado em 04/05/2018 - 05:56 por portoferreirahoje

 

Fakes

De uns tempos para cá, parece que as tais fake news - notícias falsas, mas que aparentam ser verdadeiras, além de pessoas que se escondem atrás de perfis falsos em redes sociais e que usam este tipo de anonimato para denegrir e passar informações inverídicas, atacando de preferência o meio político, deram um tempo.

Será que a nova legislação que está sendo discutida sobre uma punição mais severa deixou com medo as pessoas que utilizam desse meio covarde? Com certeza, pois agora há a facilidade dos provedores identificarem a origem dessas postagens. Também pode ser que pararam de postar porque os seguidores dessas redes sociais desconfiam de quem sejam os autores das fakes.

Calmaria...por enquanto!

Tanto nos bastidores da Câmara como da Prefeitura, as pessoas do meio político parecem ter dado um tempo em ataques e brigas. O clima está calmo, suave. É até de se estranhar. Que beleza! Mas não se iludam e não achem que isso deve durar, pois, daqui a alguns meses tem eleições e a situação irá mudar rapidinho.

E na Câmara...

Este clima também está prevalecendo - pelo menos nas últimas semanas - entre os vereadores. Percebem-se conversas em bom nível nos dois grupos do Poder Legislativo local, tanto pelos lados do grupo que elegeu Bragioni para Presidente, como no grupo que apoiou a candidatura de Alan João.

Mas...

Mesmo com a proximidade das eleições, isso não deverá ser motivo para maiores desavenças entre os edis. A princípio, porque estas eleições não serão municipais. Pelo que consta, nenhum deverá candidatar-se, apenas apoiar um ou outro candidato a deputado de fora da cidade. O clima só deverá esquentar mesmo em meados de novembro e dezembro. O motivo: Eleições da Presidência e da Mesa Diretora da Câmara.

Em cima do muro...

Quando chegar esta época, quem deverá ficar em cima do muro - não apoiar nem um, nem outro ou ainda nem outros - será o Prefeito Rômulo Rippa. O motivo é simples e já comentamos nesta coluna: um apoio do prefeito, mesmo indiretamente, abalaria em muito o clima entre Executivo e Legislativo.

E os candidatos...

É cedo ainda, mas já que falamos no assunto, tudo indica que Alan João deverá novamente tentar a Presidência da Câmara. Para tanto, ele procura contar com o apoio de todos os que votaram nele da primeira vez e buscar o voto de um ou outro que apoiou Miguel Bragioni.

Outro lado

Já pelo lado do time que votou e elegeu Bragioni para Presidente, o nome ainda é incerto, mas indica uma disputa interna entre Gideon, Gustavo e Ozelim. O grupo ainda conta com Renato e Toninho Correa. Escuta-se nos bastidores que eles definirão dentro de um consenso de todos do grupo.

Zum zum zum

Comenta-se uma possível candidatura de Ismael da Farmácia ao cargo de Presidente do Legislativo. É boato, mas onde tem fumaça... Para isso ele tentaria nos bastidores fechar um acordo com a bancada evangélica que conta com 4 vereadores. Será?

Élcio Arruda

Ainda há o nome do Vereador Élcio Arruda, afastado de suas funções como vereador. Ele comanda a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Porto Ferreira. Há quem acredite que ele pode voltar e se candidatar na última hora, sendo o elemento surpresa. Duvido, pois está fazendo um excelente trabalho à frente da Agência. Acho que Élcio não trocaria o certo pelo duvidoso.

Feira do Livro

Não podemos deixar de falar sobre a Feira do Livro de Porto Ferreira, um trabalho educativo e cultural, organizado em um PPP (parceria – público/privada). O evento contou com apresentações culturais, contações de histórias, exposições, oficinas educativas, sarau literário, comercialização de livros e atrações musicais. Parabéns a todos os envolvidos. Nossa cultura agradece.

Maio Amarelo...

Maio Amarelo é um movimento com o mote “Nós somos o trânsito”. Esse Movimento chega a sua 5ª edição e fomenta na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito.

O assunto não passou em branco na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal, quando diversos vereadores falaram sobre o Movimento e, é claro, diversas reclamações e sugestões dos nobres edis sobre o trânsito no município.

Trânsito municipal

Sobre o trânsito em Porto Ferreira os assuntos foram vários. O Vereador Kiko Mecânico falou sobre aumentar o número de vagas para estacionamento em frente ao hospital. Já Gustavo Braga pediu aumento de vagas para carros defronte ao Pronto Socorro e legalização urgente da ligação entre o Bairro São Manoel e Águas Claras; Ismael solicitou sarjetões no Porto Belo; Renato Rosa pediu rotatória na entrada do Bairro Cristo Redentor e, por fim, Miguel Bragioni disse que há tempos vem solicitando a limitação de horários para carga e descargas de caminhões no centro da cidade na hora de pico. Boas sugestões. Resta saber se serão atendidas.

 

Desde 07 de abril de 2018, o portoferreirahoje publica semanalmente a coluna “Política Ferreirense: entre Boatos, Verdades e Pós Verdades”. A coluna explora vários temas ligados aos poderes legislativo e executivo, dando ênfase aos bastidores. A coluna está sendo feita de forma coletiva com a participação de amigos e colaboradores do site www.portoferreirahoje.com.br . Aqui ficam nossos agradecimentos aos amigos e colaboradores.