"Política Ferreirense: entre Boatos, Verdades e Pós Verdades" VII

Divulgado em 18/05/2018 - 06:33 por portoferreirahoje

Sucessão

A mais de 2 anos e meio das próximas eleições, alguns nomes ou personagens políticas do município já estão de olho nas eleições municipais de 2020. Alguns estão apostando que o atual Prefeito Rômulo, com sua equipe burocratíssima, não irá deslanchar. É cedo, muito cedo; afinal, ainda não chegamos nem a um ano e meio de mandato, mas...

Pré ou prés...

Na oposição há dois lados: Bragas e Rasis! Os nomes seriam de Renata Braga (se puder) ou o irmão André (se também puder); esse último parece que já estaria procurando até o vice. O nome do advogado Vagner Escobar foi ventilado. Já pelos lados do Dr. Maurício e Viviane Rasi (que se quiserem participar do pleito também tem que driblar pendências), a opção seria o nome do médico Rodrigo Sanderson.

Convite

Não sabemos se é verdade, mas há quem diga que já foi feito esse convite ao médico. Por coincidência ou não, Sanderson tem aparecido em rádio, reuniões na Câmara com os vereadores e até recebeu do Vereador Alan João a indicação para receber o Título de Cidadão Ferreirense. Hum! Onde há fumaça...  

E no Legislativo...

O número de candidatos a vereadores também deve mudar. O motivo é a Lei Eleitoral que não permitirá mais coligações proporcionais, ou seja, o Partido sairá sozinho. Nesse caso, os partidos deverão reduzir a quantidade e apostar na qualidade. Os Partidos considerados pequenos terão poucas chances de elegerem candidatos.

Mudança ou não...

Há quem aposte numa mudança radical no Legislativo Ferreirense em 2020; para alguns especialistas, isso não deverá acontecer drasticamente. Um pouco menos da metade e olhe lá.

Os motivos

Um dos motivos é o atual cenário das coligações. Portanto, nomes que já estão em evidência, sempre saem na frente. Outro motivo é que o Partido que lançará candidato a Prefeito não deve apostar tudo em um nome da família ou muito próximo a ele para concorrer ao cargo de Vereador. Por exemplo, no lado dos Rasis com o nome muito próximo ao do ex-prefeito Maurício, ou ainda do lado dos Bragas. Na última eleição, muitos candidatos do lado de Renata ficaram com ciúmes da candidatura do primo Gustavo que usou e usa o sobrenome Braga. Até se escutou por aí que candidatos do próprio partido da Renata não votaram nele por este motivo.

Já aconteceu no passado!

Isso também aconteceu quando Dorival Braga perdeu as eleições municipais para Carlos Teixeira. Muitos candidatos a vereadores, que são os principais cabos eleitorais do candidato a prefeito, e que estavam do lado de Dorival, não votaram e nem trabalharam para ele. Isso porque teriam ficado com ciúmes do André, filho de Dorival, ter saído como candidato a vereador na época.

Outros nomes

Outros nomes que pretendem disputar uma vaga no Legislativo também não se destacam muito. São os mesmos que lá já estiveram ou no mínimo que já tentaram a vaga. Nomes como Edite, Nery, Dori, Maguila, mas que estão totalmente fora de evidência e terão grandes dificuldades no pleito. Por isso, não apostem em grande renovação, pelo menos ainda...

13º Salário

E por falar neles, ficou no mínimo esquisita a situação dos ex-vereadores Marcelo Nery e Edite, pois os mesmos tentaram na justiça, mas sem êxito, receber valores sobre férias e 13º salário referentes aos anos em que eram vereadores. Só para registrar: Vereadores de Porto Ferreira não recebem férias e nem 13º salário. Mesmo assim, os ex tentaram na justiça receber argumentando que o Supremo Tribunal Federal alegou que esse benefício não fere a constituição. O Juiz negou provimento ao pleito dos ex-vereadores. Melhor para a população ferreirense, pois quem iria arcar com esse pagamento “no frigir dos ovos” seria o próprio contribuinte ferreirense, ou será que os nobres ex-edis acreditam que o dinheiro da Câmara Municipal cai do Céu...

Quem paga é o contribuinte

Vamos acordar gente, isso também serve para o funcionalismo público municipal, quem paga vossos salários são os contribuintes e não o prefeito. No passado muitos ex-prefeitos fizeram farras com “chapéu do outro”, ou seja, com o dinheiro do contribuinte e agora temos em Porto Ferreira Marajás que devem fazer inveja ao funcionalismo da Índia. Será que Porto Ferreira irá agüentar pagar esses Marajás e ainda prestar um bom serviço público aos contribuintes? Gostaríamos de ter respostas...

Eleição da mesa Diretora da Câmara - biênio 2019/2020

Na Câmara Municipal, parece que o clima está mudando. Mais ameno, mais grupo! Ouve-se, por aí, que até na disputa da Presidência poderá ocorrer um acordão, para não ter um racha, e consequentemente, fortalecer os atuais vereadores e aumentar a chances na hora da reeleição. O grupo que perder poderá pagar caro nas urnas uma atitude errada.

Merenda

A Justiça determinou a suspensão dos repasses do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - que subsidia a merenda escolar do Município. A Prefeitura disse que está tentando resolver o problema, caso contrário, alega que não haverá recursos para pagar fornecedores. Quais seriam as conseqüências? Alunos ficarão sem a referida alimentação?

Merenda ... Motivo

O motivo seriam irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas referente às gestões de 2002 e 2003. A entidade deu parecer desfavorável somente no ano de 2016, ou seja, mais de 10 anos após o mandato do então prefeito André Braga; mas mesmo assim a justiça bloqueou o repasse. Ainda não sabemos se isso terá consequências mais graves, tanto para uma solução rápida quanto para o desbloqueio de tais repasses, como punição aos responsáveis da época das irregularidades.

Merenda...  cortina de fumaça

Segundo alguns membros do "grupo Bragas", a notícia sobre a suspensão do repasse do Governo Federal (PNAE) por irregularidades ocorridas em 2002 e 2003 é uma cortina de fumaça para esconder a má gestão da atual administração no setor de merenda. “... Estão atacando o André Braga por puro medo, pois sabem que ele é o grande favorito para vencer as próximas eleições municipais ...”, disse um braguista roxo.

Merenda e Tucanos

Nos últimos tempos, merenda escolar e tucanos estão dando o que falar. A imprensa nacional vira e mexe mostra casos de tucanos e outras aves comendo a merenda escolar de nossas crianças. Pelo jeito: aves de penas azuis, calçados 45 e vôo baixo estão com muita fome e sede nos últimos anos.

 

Desde 07 de abril de 2018, o portoferreirahoje publica semanalmente a coluna “Política Ferreirense: entre Boatos, Verdades e Pós Verdades”. A coluna explora vários temas ligados aos poderes legislativo e executivo, dando ênfase aos bastidores. A coluna está sendo feita de forma coletiva com a participação de amigos e colaboradores do site www.portoferreirahoje.com.br . Aqui ficam nossos agradecimentos aos amigos e colaboradores.