Senac São Carlos promove no dia 24 de maio, bate-papo sobre o universo da cerveja

Divulgado em 20/05/2018 - 12:00 por portoferreirahoje

Senac São Carlos promove, em 24 de maio, bate-papo sobre o universo da cerveja com o autor do livro Cerveja com Design; programação inclui degustação harmonizada

Consumir cervejas especiais está cada vez mais em alta no Brasil. O número de cervejarias artesanais registradas no país cresceu 37,7% em 2017, o que representa um total de 679 novas marcas. O dado do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) revela ainda que, no ano passado, foram lançados 8,9 mil produtos diferentes, uma média de 13 para cada fabricante.

Essa variedade tem motivado os consumidores a seguir o lema “beba menos, beba melhor”. O novo comportamento impactou positivamente no mercado da cerveja artesanal, que ganhou mais espaço entra as marcas da bebida. “Não se trata de um ressurgimento da bebida, mas do nascimento de uma cultura que prioriza sabor, estilo e design”, diz José Márcio Fernandez Cunha, que escreveu, em coautoria com a arquiteta Miriam Gurgel, o livro Cerveja com Design, da Editora Senac São Paulo.

“A princípio, a palavra design surpreende, mas tem total ligação com o universo da cerveja”, diz o autor. Para os interessados em entender como esses mundos se conversam, o escritor promoverá um bate-papo sobre o tema, em 24 de maio, no Senac São Carlos. Ele contará a história, a produção da bebida e os aspectos do design, presentes na concepção dos rótulos, formatos das garrafas, bolachas de chope e na relação das pessoas com os ambientes onde a bebida é consumida.

Atualmente são mais de 130 estilos que se harmonizam com os espaços destinados ao seu consumo. Trata-se da inovação na experiência de compra do cliente. Por isso, a bebida é servida, ao redor do mundo, em bares, botecos, botequins, pubs, tavernas, entre outros.

“Esses ambientes são projetados tanto para a liberdade que algumas cervejas demandam como para a atual sofisticação de degustadores mais exigentes. No contexto, a altura da mesa, o tipo de cadeira, a iluminação, tudo influencia o comportamento do cliente durante a degustação.”

Dentro da programação, os participantes também poderão conhecer um panorama sobre versões artesanais e realizar uma degustação harmonizada de dois pratos com cervejas. Para participar e fazer inscrição no evento Cerveja com Design, basta acessar o Portal: www.senac.com.br/sãocarlos.



Fonte: ComTexto Comunicação Integrada - Fernanda Chiossi – fernandachiossi@ctexto.com.brtarget="_blank">fernandachiossi@ctexto.com.br />