Prefeito encaminha Projeto de Lei que cria o Centro Municipal de Formação Profissional

Divulgado em 31/05/2018 - 08:00 por portoferreirahoje

O prefeito Rômulo Rippa encaminhou para análise e aprovação da Câmara Municipal o projeto de lei 26/2018, em caráter de urgência, que cria o Centro Municipal de Formação Profissional.

Trata-se de um equipamento público que tem por objetivo a capacitação dos cidadãos em cursos de formação técnica básica, qualificando-os para o mercado de trabalho e preparando colaboradores e/ou empreendedores, reconhecidos por sua excelência profissional.

O CMPF ficará subordinado à Secretaria de Educação, que o dotará de espaço físico, recursos materiais e humanos necessários ao seu funcionamento. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo ficará responsável pela orientação técnica dos programas, cursos, treinamentos, aperfeiçoamentos, especializações e outras ações de formação profissional que serão desenvolvidas.

Os programas deverão priorizar as formações profissionais diagnosticadas como necessidades do mercado de trabalho, potencializando a empregabilidade dos cidadãos formados.

O Centro poderá ainda realizar convênios, parcerias, termos de cooperação e contratos com entidades públicas e privadas, que tenham por objetivo a formação profissional.

“Na era da economia do conhecimento, em que se trata a informação como mercadoria e bem de produção necessários às atividades econômicas, a educação é cada vez mais essencial. Assim, é cada vez mais relevante a formação e qualificação profissional dos trabalhadores, estejam estes empregados ou não, uma vez que as empresas valorizam os mais preparados, com o objetivo de incremento de seu desempenho organizacional, em qualquer ramo de negócio”, escreveu o prefeito Rômulo Rippa em sua mensagem à Câmara.

“A formação profissional não deve ser vista como uma obrigação legal, mas sim como um investimento de valor. Ao investir no desenvolvimento das competências técnicas dos cidadãos, colaboramos de forma direta no aumento da empregabilidade de nossos trabalhadores e na melhora significativa de performance de nossas empresas”, completou.

Em caso de aprovação do projeto, o provável local para instalação do Centro de Formação será o prédio da antiga descaroçadora de algodão na avenida Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz.

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos