"Política Ferreirense: entre Boatos, Verdades e Pós Verdades" XI

Divulgado em 15/06/2018 - 09:37 por portoferreirahoje

O que passou pela Câmara I

A Sessão Ordinária da Câmara Municipal da última segunda-feira, dia 11 de junho, não foi marcada por um grande número de matérias apresentadas pelos vereadores. Alguns Requerimentos, algumas Indicações e só!

O que passou pela Câmara II

Agora para quem acha que isso, ou seja - poucos trabalhos, deixou um clima de sono está muito enganado! O “clímax” pegou em um Requerimento de autoria do Vereador Sérgio, o qual parabenizou o Jornal do Porto pela passagem de mais um aniversário. E também, lógico, na Palavra Livre!

Requerimento do Vereador Sérgio I

No Requerimento de autoria do Vereador Sérgio Rodrigo de Oliveira, parabenizando o Jornal do Porto pelo aniversário de 41 anos, além do próprio autor, utilizaram da Tribuna para também parabenizar do Jornal, os vereadores, Alan, Dentinho, Kiko e Gustavo. Este último deu com uma mão e tirou com outra! Entenderam, né!

Requerimento do Vereador Sérgio II

Na maioria das vezes quando se trata de uma propositura de Moção de Aplausos, Requerimentos parabenizando algo aqui e ali ou ainda Votos de Pesar, é de praxe ser unânime que todos os edis subscrevam tal matéria. Nesse específico do Jornal do Porto assinado pelo Sérgio, apenas subscreveram Dentinho, Alan e Kiko. Que coisa, por que será?

Tribuna I

Da Tribuna da Câmara durante a Palavra Livre dos vereadores algumas coisas interessantes! Vereador Marcelo Ozelim pediu capacitação dos motoristas das Secretarias de Saúde e Educação; Gustavo exaltando o Deputado Marquezelli sobre matérias veiculadas na grande imprensa sobre o Transporte de Carga; Alan sobre as visitas de deputados de seu Partido (PSB); Dentinho falou da emenda impositiva para reformar os limitadores de altura na Ponte do Rio Mogi; Gideon sobre demandas realizadas pela Prefeitura e por fim Miguel falou e encerrou a Sessão.

Tribuna II

Quem chegou após o término da Sessão foi o Vereador Ismael! De terno e gravata o Vereador correu...correu, mas não deu tempo de participar!  O Motivo foi uma cólica de rim e o nobre edil estava no Hospital. Mas tudo bem com ele! Colegas até brincaram que mesmo a Sessão já ter encerrado o mesmo ainda queria se inscrever para falar....falar....Brincadeira a parte, desejamos melhoras ao Vereador!

Respostas dos Requerimentos I

Alguns esperavam com ansiedade as respostas da Prefeitura sobre requerimentos de autorias dos Vereadores. Quem esperou isso, se deram mal, pois nesta Sessão Ordinária nenhuma resposta do Executivo constava na pauta. 

Respostas dos Requerimentos II

O motivo disso é que correu nos bastidores da Câmara e também por aí, de que as respostas aos Vereadores que estão sendo feitas pela Prefeitura são somente para cumprir prazos estabelecidos por Lei, pois o que vem escrito está mostrando uma falta de interesse e respeito do Executivo para com o Legislativo.

Respostas dos Requerimentos III

Para muitos burocratas da Prefeitura de Porto Ferreira o que os vereadores fazem são “politicagens”, já na visão daqueles “os servidores” sempre estão corretos e suas respectivas decisões técnicas são as melhores, por isso não dão a mínima para os requerimentos... parece que estamos vivendo um período de pura arrogância e ditadura dos burocratas do “Paço”... isso ainda vai dar o que falar e terá retorno breve.

E as indicações...

Outro assunto que levantamos na semana passada, após ouvir um, outro e também outros, é que as indicações dos vereadores são nada mais que folhas de papel sem importância alguma ao Executivo. Isso está deixando alguns vereadores sentindo-se desprestigiados, afinal de contas eles devem explicações à população, que solicitou a intercessão deles para alguma melhoria, etc.

Todo cuidado é pouco!

Tem gente de determinados grupos políticos que parece não estar ligada a realidade ou pelo menos finge que não sabem de nada! Batem daqui, criticam dali, usam “fakes” de lá! (perfis falsos em redes sociais), etc. Só esquecem uma coisa! O mundo gira! Quem está batendo e malhando em um hoje, não pode esquecer que amanhã pode precisar do outro!

Contas!

Daqui há pouco tempo por parte dos vereadores teremos a aprovação ou não das contas da ex-prefeita Renata Braga, que foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Só para lembrar, ela precisa de 8 votos dos 11 vereadores para não sofrer punição como está previsto em Lei. Parece que tem alguns vereadores bravos com algumas atitudes do “Clã dos Braga” e isso pode acarretar um peso negativo na hora da decisão do voto. Hum, não sei não! Aguardaremos as cenas dos próximos capítulos. 

Desde 07 de abril de 2018, o portoferreirahoje publica semanalmente a coluna “Política Ferreirense: entre Boatos, Verdades e Pós Verdades”. A coluna explora vários temas ligados aos poderes legislativo e executivo, dando ênfase aos bastidores. A coluna está sendo feita de forma coletiva com a participação de amigos e colaboradores do site www.portoferreirahoje.com.br . Aqui ficam nossos agradecimentos aos amigos e colaboradores.