Porto Ferreira zera a fila para exames de mamografia

Divulgado em 23/06/2018 - 08:25 por portoferreirahoje

A Secretaria de Saúde de Porto Ferreira informou esta semana que zerou a fila para os exames de mamografia, que detectam o câncer de mama. O trabalho de agendamento feito pela Prefeitura e a vinda da carreta do programa Mulheres de Peito, do governo estadual, entre os meses de fevereiro e março, são os responsáveis por este resultado.

De acordo com dados oficiais, em janeiro deste ano havia 913 pacientes aguardando para realizar o exame de mamografia, uma demanda que vinha se acumulando desde 2016.

A carreta da mamografia realizou 700 exames, incluindo pacientes de outros municípios, no período de 20 de fevereiro a 8 de março. O programa veio a Porto Ferreira por meio de um pedido do prefeito Rômulo Rippa, oficializado pelo vereador Marcelo Ozelim (PSDB) em fevereiro de 2017, ao deputado federal Lobbe Neto (PSDB), que solicitou o equipamento à Secretaria de Saúde do Estado.

Já a Secretaria de Saúde, por sua vez, agendou 907 exames de janeiro até agora, sendo que no mês de junho foi feito o maior número de agendamentos: 224. Esses exames são realizados em Américo Brasiliense (AME) e na Santa Casa de São Carlos.

“Demos um passo muito importante na prevenção da saúde da mulher, pois o câncer de mama é o mais comum e que mais mata as mulheres em todo o mundo. Só no Brasil são quase 60 mil casos todos os anos. Por isso é muito importante as mulheres realizarem o exame para prevenção, pois se detectado no início as chances de cura são grandes”, disse o prefeito Rômulo Rippa.

“Parabenizo também nossa equipe da Secretaria de Saúde pelo trabalho e mais uma vez agradeço ao vereador Marcelo Ozelim e deputado Lobbe Neto pelo apoio no pedido da carreta da mamografia”, completou.

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos