Nota da Prefeitura de Porto Ferreira: sobre o programa “SBT RP Verdade”

Divulgado em 14/08/2018 - 19:00 por portoferreirahoje

Veja a reportagem do programa  “SBT RP Verdade” sobre Porto Ferreira acessando   https://www.facebook.com/sbtrp/videos/220368358636712/

Transparência: Nota sobre o programa “SBT RP Verdade”

Na manhã de ontem (13/08) o programa “SBT RP Verdade” veiculou uma reportagem sobre o fechamento da UBS Dr. Mosart Baggio, no Jardim Águas Claras, e do PA Dr. Neif João, no Centro, fatos estes que aconteceram há mais de um ano.

A Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura foi procurada pela produção do programa para emitir uma nota sobre o assunto. A produção afirmava que moradores reclamavam sobre o fechamento e perguntava se havia previsão de reabertura das unidades.

Em virtude da nota da ACCE não ter sido lida na íntegra pela apresentadora, com a omissão de algumas informações, transcrevemos o texto abaixo a fim de garantir o contraditório e a transparência na divulgação:

A Prefeitura de Porto Ferreira informa que a UBS Mosart Baggio, do Jardim Águas Claras, foi fechada para otimizar os recursos da atenção básica de saúde, uma vez que ali o atendimento de consultas mensais era baixo, cerca de um terço dos atendimentos da USF Elza Falco Paschoanelli, no Jardim Anésia, que absorveu o público da UBS Mosart. Lembrando que as unidades citadas ficam a apenas 700 metros de distância uma da outra. Portanto, são próximas.

Vale citar também que o nível de absenteísmo da UFS do Jardim Anésia, ou seja, número de faltas em consultas agendadas, é de 33,89%. O segundo maior de toda a rede. Sendo assim, a ociosidade é alta, o que dá praticamente uma falta a cada três consultas. Ou seja, o problema não é a capacidade de atendimento da unidade.

Quanto ao PA Dr. Neif João, ele também foi fechado por razões orçamentárias, sendo que o público foi plenamente absorvido pelo Pronto-Socorro municipal, que fica ao lado, e pelas unidades dos bairros. Após o fechamento, o PS teve um aumento de apenas 6,6% nos atendimentos.

A política do atual governo municipal é pela melhoria na atenção básica. O espaço que era utilizado pela UBS Mosart Baggio vai ser transformado em Casa da Cidadania, com a realização de cursos nas áreas social, de esportes e cultura.

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos