Seis em cada dez Partos realizados este ano em Porto Ferreira foram por Cesariana

Divulgado em 30/08/2018 - 09:00 por portoferreirahoje

A Secretaria de Saúde de Porto Ferreira divulgou esta semana estatísticas quanto ao número de partos realizados em Porto Ferreira até agora em 2018, tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quanto em convênios particulares, no Hospital Dona Balbina.

Em números totais, foram 141 partos normais (41,22%) e 201 cesarianas (58,78%). Isto significa dizer que seis em cada dez partos realizados este ano no município foram pelo método cesariana.

A divulgação dos dados faz parte da Diretriz 3 do Plano Anual de Saúde (PAS), que diz: “Divulgar a estatística com número de parto e tipo de parto realizado”.

Dos 141 partos normais, 124 (87,94%) foram feitos pelo SUS e o restante, por convênios. Já as cesarianas apresentaram um equilíbrio entre SUS e convênios, 105 x 96 (52,24% x 47,76%), respectivamente. Em números gerais, foram 229 partos pelo SUS (66,96%) e 113 (33,04%) por convênios.

A lei estadual nº 15.759/2015 “assegura o direito ao parto humanizado nos estabelecimentos de saúde públicos do Estado de São Paulo”. O setor público de Saúde tem de acatar a escolha da gestante em relação ao tipo de parto a que será submetida, sempre que não implicar em risco para a sua segurança ou do nascituro. Assim, apesar de o parto normal ser incentivado na rede pública, não se pode garantir índices superiores aos índices de cesarianas.

O parto humanizado é um parto em que a grávida tem controle e decisão sobre todos os aspetos do trabalho de parto como posição, local do parto, anestesia ou presença de familiares, e onde o obstetra e a equipe estão presentes para colocar em prática as decisões e vontades da gestante, tendo em consideração a segurança e a saúde da mãe e do bebê.

O parto normal é melhor para a mãe e para o bebê porque além da recuperação ser mais rápida, permitindo que a mãe possa cuidar logo do bebê e sem dor, o risco de infecção da mãe é menor porque há menos sangramento e o bebê também tem menos risco de apresentar problemas respiratórios.

No entanto, a cesariana pode ser a melhor opção de parto em alguns casos. Apresentação pélvica (quando o bebe está sentado), gemelar (quando o primeiro feto está em posição anômala), quando ocorre desproporção céfalo-pélvica ou nos casos em que há suspeita de descolamento da placenta ou placenta prévia total ocluindo o canal de parto.

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos