Vigilância Sanitária intensifica fiscalização contra a venda de Produtos com Amianto

Divulgado em 17/10/2018 - 06:55 por portoferreirahoje

Durante esta semana a equipe da Vigilância Sanitária de Porto Ferreira, vinculada à Secretaria de Saúde, está realizando uma ação de proteção contra a venda de produtos que contenham amianto.

De acordo com a chefe da Seção de Vigilância Sanitária, Silmara Veronez Gonçalves, serão vistoriados cerca de 80 estabelecimentos que comercializam material de construção civil, com o objetivo de se verificar o cumprimento da legislação (lei estadual nº 12.684/07, que proíbe o uso do amianto no Estado de São Paulo).

A lei estadual estabelece a cessação da exposição ao amianto a partir da proibição de seu uso nos processos de produção e consumo, representando para o Estado de São Paulo um importante passo em direção ao banimento desse mineral, reconhecidamente cancerígeno, responsável por várias doenças respiratórias graves, e que já foi totalmente proibido em 58 países.

A inalação da fibra de amianto pode causar asbestose, cânceres de pulmão e do trato gastrointestinal e mesotelioma de pleura. Estas são doenças de caráter progressivo, irreversíveis, de difícil tratamento e que, na maioria das vezes, levam ao óbito. Em todas as etapas da cadeia produtiva, seja na extração, no processamento de fibras em produtos industrializados, no transporte, na instalação, no uso, na manutenção, na reparação, na retirada e na disposição final dos resíduos pode haver liberação das fibras no ar. A menor perturbação nos materiais que contém amianto favorece a propagação das fibras no ambiente, expondo principalmente aqueles diretamente envolvidos – os trabalhadores.

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Fonte:www.portoferreira.sp.gov.br/