DEFESA CIVIL PARTICIPA DA OFICINA PREPARATÓRIA EM PIRACICABA PARA A OPERAÇÃO CHUVAS DE VERÃO

Divulgado em 15/11/2018 - 01:03 por portoferreirahoje

No final da semana passada (dias 8 e 9/11), representantes da Defesa Civil Municipal participaram na cidade de Piracicaba (SP) do treinamento da oficina preparatória para a Operação Verão, ministrada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo.

Esse treinamento busca capacitar agentes que desempenham atividades de defesa civil nos municípios para que as situações de desastres e anormalidades, que muitas vezes acontecem no período do verão, com fortes chuvas e tempestades, sejam atenuadas e diminuídas, por meio de medidas de prevenção e articulação dos serviços públicos.

O treinamento faz parte do planejamento de contingência denominado Operação Chuvas de Verão, que é realizado nos meses que antecedem a temporada de chuvas, treinamentos para capacitação e especialização dos agentes municipais que operam os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs), levando conhecimento fundamental a respeito de práticas operacionais preventivas para minimizar os efeitos de eventos como deslizamento de terra e inundações. A Operação Chuvas de Verão da Defesa Civil acontece todos os anos no período de 1º de dezembro a 31 de março.

A oficina contou com palestrantes de diversos órgãos, como Instituto Geológico, Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Centro de Gerenciamento de Emergências de São Paulo, além de oficiais da Casa Militar e meteorologistas.

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Fonte: http://www.portoferreira.sp.gov.br