UNIDADE MÓVEL DE CASTRAÇÃO DE CÃES E GATOS PASSOU PELO PORTO BELLO E ANÉSIA

Divulgado em 15/11/2018 - 05:03 por portoferreirahoje

Teve prosseguimento no final de semana o serviço de esterilização cirúrgica (castração) em unidade móvel para o controle populacional de fêmeas de cães e gatos. Desta vez, os bairros atendidos foram o Jardim Porto Bello, no sábado (10/11), e o Jardim Anésia, no domingo (11/11).

A primeira parada do veículo chamado de “castramóvel” havia sido no início de outubro, na Vila Maria. Em todos os bairros são utilizadas como base as Unidades de Saúde.

A previsão é de realizar 500 esterilizações cirúrgicas em animais cujos proprietários têm dificuldades de levá-los até o Centro de Zoonoses Olávio Rodrigues Ribaldo, que fica no Jardim Jandyra.

A triagem dos animais foi feita por meio das fichas de cadastro do Centro de Zoonoses e devem estar de acordo com a lei federal 13.426/2017, que dispõe sobre a política de controle da natalidade de cães e gatos.

A regulamentação da castração de cães e gatos pelo Centro de Zoonoses foi estabelecida num decreto editado pelo prefeito Rômulo Rippa este ano. O documento estabelece uma série de regras para que o município cumpra com o compromisso de realizar o controle populacional ético das espécies canino e felino, para atender à saúde e ao bem-estar dos animais.

“Com o elevado número populacional de cães e gatos, há a necessidade de se estabelecer critérios de triagem dos animais a serem castrados no Centro de Zoonoses, ou em campanhas e mutirões de esterilização. O decreto regulamenta essas ações, sempre pensando em proporcionar o melhor serviço e atender a todos da melhor forma possível”, explicou o prefeito Rômulo Rippa na ocasião em que editou o decreto.

O cronograma estabelecido para receber o veículo preparado para realizar as cirurgias terá ainda mais uma parada, no dia 15 de dezembro, na UBS Darcy Rippa, no Jardim Porto Novo.

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Fonte: http://www.portoferreira.sp.gov.br