"Política Ferreirense: entre Boatos, Verdades e Pós Verdades" XXXIII

Divulgado em 16/11/2018 - 12:00 por portoferreirahoje

Câmara - Tapa & beijos I

Uma sim, uma não! Essa é uma expressão que pode ser usada para definir o tipo de Sessão Ordinária, ou melhor, o clima entre os vereadores nas reuniões da nossa Câmara Municipal! Sessão da semana retrasada o “bicho pegou”! Sessão da semana passada clima de “paz e amor”. Mas nesta semana... o título poderia ser de novela: Tapas & Beijos!!!

Câmara - Tapa & beijos II

Na sessão da última semana tivemos: abertura normal, 5 respostas do Executivo em atendimento a questionamentos dos Edis, 2 Moções de Aplausos, 10 Requerimentos e 6 Indicações propostas pelos vereadores. Aí chegou a hora da Ordem do Dia!

Câmara - Tapa & beijos III

Na hora da votação do Projeto de Lei Complementar, que trata de uma alteração de tarifas, aumentando o valor de 30% para 40% na tributação para estabelecimentos comerciais, o Vereador Gideon dos Santos, Líder do Prefeito, solicitou a retirada do Projeto, dizendo que entrou em contato com o Executivo e verificaram que essa cobrança era um tanto abusiva em uma época de crise. Então o Presidente Miguel Bragioni colocou em votação o pedido de retirada do projeto feito pelo vereador.

Câmara - Tapa & beijos IV

A partir daí tivemos algumas divergências, os vereadores Gustavo Braga e Marcelo Ozelim elogiaram o comportamento do líder do governo, já os vereadores Alan João e professor Sérgio foram extremamente duros nas críticas ao líder do governo, enquanto que Ismael da Farmácia e Dentinho apoiaram a retirada do projeto, mas aproveitaram o  momento para criticar a postura do Executivo (prefeito Rômulo Rippa) quanto a esse projeto.

Câmara - Tapa & beijos V

Alan João fez várias insinuações de jogo sujo por parte do líder do Governo (vereador Gideon). O clima ficou pesado e pelo jeito só tende a piorar, pois algumas dessas insinuações parece que tem fundo verdadeiro e realmente o líder do governo muitas vezes tem feito coisas que podem ser caracterizadas como ilicitudes, corporativismo e nepotismo.

Câmara - Tapa & beijos VI

Já por duas ou três sessões a cara do presidente da Câmara Miguel Bragioni mostrava certa inquietação em relação ao andamento dos Projetos vindo do Executivo. Na última sessão ficou clara essa situação, quando Miguel fez críticas aos membros da casa pelo fato de estes terem aprovados projetos do executivo sem a devida discussão e questionamentos.

Caso ambulância I

Na Palavra Livre Inicial, nada comum em algum vereador usar desse artifício, mas quebrando o protocolo o Vereador Marcelo Ozelim utilizou do espaço para justificar sobre a publicação que o Prefeito fez em Redes Socais sobre pacientes que acabaram sendo deixados para trás pelo serviço de transporte municipal da saúde, em ocasião de tratamentos médicos na cidade de Araraquara. Marcelo falou que concorda com o Prefeito e que tem sim que apurar o que de fato aconteceu e que não é admissível deixar pacientes do jeito que aconteceu! Disse ainda que vai pessoalmente acompanhar a sindicância aberta pela Vera Visoli, Secretária Municipal  de Saúde.

Caso ambulância II

Pelos comentários nos corredores da Câmara, a fala do prefeito foi um recado para alguns pseudo-aliados que controlam o “transporte da saúde”, mas que estariam boicotando ou praticando negligência para prejudicar a atual gestão. Vale a máxima de Maquiavel “... Em política, os aliados de hoje são os inimigos de amanhã...”

Caso ambulância III

Tudo leva a crer que o prefeito está correto no seu desabafo, recebemos informação que realmente pode ter ocorrido uma sabotagem, ou pelo menos desleixo proposital por parte de alguns, vamos aguardar a sindicância.

Porto Mato I

Com as chuvas o mato começa a tomar conta dos logradouros públicos. Comentamos com os vereadores e um disse que o prefeito afirma que a limpeza calçada seria responsabilidade do cidadão, existe controvérsia de quem é a responsabilidade pela limpeza e conservação das calçadas, mas deixemos isso para depois.

Porto Mato II

Durante a conversa com os vereadores, começamos a lembrar que as calçadas da Sioma “do Almoxarifado” estão cheias de capins e matos, em frente “onde servidores guardam carros” tem capins para nenhum ruminante botar defeito, ou seja, a Secretaria responsável pela limpeza pública e capinagem não faz seu dever nem em sua casa. Tá ruim... Tá ruim.

Porto Mato III

Visitamos outras repartições públicas e praças, a coisa “ta feita”, a Prefeitura faz propaganda “nas rádios” com spots falando que está fazendo sua parte, mas é pura enganação, ela está fazendo uma parte em detrimento de outra. Vereadores e prefeito façam uma visita em loco a avenida Henrique da Mota (calçada central), as calçadas e posto da GM ao redor da Rodoviária, a praça e calçada em frente ao Hospital Dona Balbina.

Porto Mato IV

Recebemos várias reclamações de mato e sujeira nas calçadas de logradouros públicos em frente as repartições públicas do: Lagoa Serena, Porto Belo II, Vila Daniel, Independência, Santa Marta e Anézia. A Sioma tem que ser mais ativa, caso contrário ganharemos logo... logo  o apelido de “Porto Pasto”

Sobre a Coluna

Desde 07 de abril de 2018, o portoferreirahoje publica semanalmente a coluna “Política Ferreirense: entre Boatos, Verdades e Pós Verdades”. A coluna explora vários temas ligados aos poderes legislativo e executivo, dando ênfase aos bastidores. A coluna está sendo feita de forma coletiva com a participação de amigos e colaboradores do site www.portoferreirahoje.com.br . Aqui ficam nossos agradecimentos aos amigos e colaboradores.