UNIDADE DE SAÚDE RECEBE ATIVIDADE DE DANÇA CIRCULAR COMO PRÁTICA INTEGRATIVA E COMPLEMENTAR DO SUS

Divulgado em 17/01/2019 - 15:00 por portoferreirahoje

A partir desta quinta-feira (17/01) terá início na UBS Valdir Álvares Menendes, no Alto do Serra D’água, uma atividade de dança circular, que faz parte de um projeto de práticas integrativas e complementares no SUS (Sistema Único de Saúde).

O projeto foi desenvolvido pela chefe de Seção da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, enfermeira Juliana Ferronato, que está fazendo um curso de Gestão em Práticas Integrativas no SUS, em parceria com a agente comunitária de saúde Elen Vânia da Luz.

A UBS do Alto do Serra D’água foi escolhida para iniciar o projeto por ter o bairro uma grande população de idosos e portadores de doenças crônicas. O grupo será aberto e com demandas trazidas pela equipe de saúde. Esse grupo se reunirá quinzenalmente no espaço externo da Unidade de Saúde.

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) foram institucionalizadas no Sistema Único de Saúde (SUS), por intermédio da Política Nacional de Prática Integrativas (PNPIC), aprovada por meio de Portaria GM/MS n° 971, de 3 de maio 2006. A PNPIC contempla diretrizes e responsabilidades institucionais para oferta de serviços e produtos de homeopatia, medicina tradicional chinesa/acupuntura, plantas medicinais e fitoterapia, além de constituir observatórios de medicina antroposófica e termalismo social/crenoterapia.

Em março de 2017, a PNPIC foi ampliada em 14 outras práticas a partir da publicação da Portaria GM n° 849/2017, a saber: arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa e yoga.

A dança circular, que será desenvolvida na UBS Valdir Menendes, é a prática expressiva corporal que utiliza a dança de roda, o canto e o ritmo para promover a integração humana, o auxílio mútuo e a igualdade visando ao bem-estar. As danças circulares fazem parte de um movimento de dança contemporâneo que surgiu na década de 1950 em Findhorn, no norte da Escócia.

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 -  Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Fonte: http://www.portoferreira.sp.gov.br