"Política Ferreirense: entre Boatos, Verdades e Pós Verdades 2019" - V

Divulgado em 23/02/2019 - 10:00 por portoferreirahoje

Escola de "Comércio"

A semana começou com mesmo assunto da semana passada: o imbróglio “da reforma, transferência de parte dos alunos e condições de uso da EMEFM Mário Borelli Thomaz”, o qual tomou um rumo bastante conturbado, com  a presença da imprensa regional, EPTV Central e SBT Ribeirão Preto, fazendo reportagens sobre o assunto e essas extremamente desabonadoras ao atual prefeito Rõmulo Rippa.

Escola de "Comércio" II

Durante toda a semana o clima entre alguns pais/mães de alunos e a Administração Municipal não foi dos melhores. Algumas reuniões ocorreram ao longo da semana com o Prefeito e com o Staff da Secretaria de Educação. Em alguns momentos os ânimos ficaram exaltados e falta de entendimento predominou.

 

Escola de "Comércio" III

Não adianta ficar falando sobre culpados no momento, o melhor é ter a solução desse imbróglio o mais rápido possível. As partes devem baixar a guarda e chegar a um consenso.

Faltou habilidade da atual administração? Talvez sim.

 

Escola de "Comércio" IV

O que nós verificamos através de servidores da Secretaria da Educação é que houve certa intransigência por parte da Prefeitura. Informações fornecidas pelo Staff da Educação indicam que, se dependesse somente da Secretaria de Educação todos os alunos seriam transferidos momentaneamente da “escola de Comércio” para outros prédios, porém a Prefeitura não concordou.

Escola de "Comércio" V

Confusão, falta de diálogo e falta de “jogo de cintura”. Só para ilustrar, vamos citar uma ação no mínimo esquisita; “...um pai com experiência em pintura, questionou o mofo e falta de pintura da sala onde alunos ficariam...falaram que não haveria possibilidade de pintura por causa do cheiro... o pintor argumentou que existe tinta “sem cheiro” e que bastava comprar o material correto e fazer o serviço adequado ...com isso o servidor da Educação tomou para si a responsabilidade e foi resolver a questão...vazou a informação que esse servidor teve que usar o seu próprio nome para comprar a tinta numa casa especializada da cidade, pois se fosse esperar pela prefeitura a pintura seria feita sei lá quando ...”. Tudo isso exemplifica a falta de competência por parte da atual gestão municipal. Aguardemos os próximos capítulos desse imbróglio.

Escola de "Comércio" VI

Ontem, sexta feira, a parte que os alunos estão usando “estava um brinco”: limpa, salas de aula sem mofo, tapumes, partes elétricas de aparência confiável, etc. Por que demoraram tanto para agir dessa forma? Será que ocorreu devido a pressão dos pais/mães e imprensa regional? Por que não fizeram antes? Incompetência? Teimosia? Arrogância?

Câmara: O tema "Escola de Comércio" foi e vai longe...

Antes de iniciar a Sessão da Câmara, teve uma reunião com casa cheia, entre todos os vereadores e pais de alunos, mas teve a significativa ausência do Vereador Alan João, que como líder do Prefeito, jamais poderia faltar dessa. Por sinal cadê o líder do Governo sumiu...sumiu. O Prefeito foi duramente criticado nessas duas últimas sessões e o líder do governo viajando...viajando.

O que foi discutido

Sem puxar sardinha pra um ou pra outro, convenhamos, o tema caiu novamente no colo dos vereadores, sem que os mesmos tenham o poder de solucionar o problema, a não ser de fiscalizar é cobrar o chefe do Executivo, pois o assunto cabe exclusivamente ao Poder Executivo.

Mas os vereadores escutaram, falaram e no final disseram aos pais/mães que estariam fazendo um requerimento de urgência assinado por todos solicitando uma reunião emergencial com o Prefeito, e discutir os assuntos sobre o grave problema, que foram sugeridos pelos pais.

Interdição

O que mais foi pedido pelos pais foi a interdição imediata da escola. Apesar de alguns vereadores concordarem, outros porém disseram que para ocorrer isso seriam necessários laudos técnicos, etc., para que os mesmos acionassem o MP, que esse sim tem após comprovações, o poder para tal.

E sobre o Requerimento ao Prefeito

O Requerimento foi lido pelo Presidente da Casa, Vereador Gustavo Braga, incluído na pauta com urgência, após o consenso do Plenário e foi assinado por todos os presentes, ou seja, com a falta do Líder do Prefeito Vereador Alan João.

Desfecho

Até agora muito bonito, mas vamos ao desfecho sobre o pedido dos vereadores ao Prefeito. Assim que o Executivo recebeu o pedido, os vereadores tentaram saber quando seria essa reunião urgente. Na terça não dava, pois o alcaide teria viajado, então na quarta de manhã parece que o Presidente do Poder Legislativo comunicou os demais vereadores de que o prefeito iria aguardar os prazos estabelecidos por Lei para responder tal requerimento e realizar esse encontro com os edis! Na desculpa disse que estaria esperando laudos, etc. e tal... Que coisa!!!

Barco afundando

Com isso, o prefeito que está em maus lençóis, e acabou indiretamente deixando assim também os vereadores, pelo jeito deu uma "banana", literalmente aos representantes do Poder Legislativo, que também sofreram críticas para todos os lados, sem ter essa culpa no cartório! Tem gente apostando que o alcaide terá uma retaliação! Será?

Gabinete provisório ou Gabinete fantasma

O gabinete do prefeito: ”... fez que foi, mas não foi ...”. Demagogia e hipocrisia fazem mal a Porto Ferreira.

Limpeza

A Prefeitura através da Fiscalização de Postura começou a “multar” proprietários de imóveis com mato/sujeira/etc. seguindo o novo código de postura aprovado no final de 2018. Correto, lei tem que ser cumprida, porém a Lei tem que ser justa e aplicada a todos, não pode existir o lema “... para os adversários/inimigos o rigor da lei, já para os aliados/amigos a conivência...”

A multa é salgada (mais de R$ 600,00) e não há necessidade de aviso prévio. Pergunta-se “A Fiscalização de Postura multou o dono do imóvel do antigo matadouro, multou o dono da Área de Lazer José Antônio Gomes, o dono do Parque do Povo? Lembrando aos responsáveis pela fiscalização de Postura (Secretário, Divisão e Seção), esses prédios pertencem a Prefeitura. Demagogia, hipocrisia e incompetência caminham de mãos dadas nessa atual gestão municipal.

Observção: veja nota da Prefeitura https://www.portoferreirahoje.com.br/noticia/2019/02/22/secretaria-da-fazenda-de-porto-ferreira-publica-instrucao-normativa-sobre-codigo-de-posturas/

Eleições 2020

A movimentação entre os grupos políticos está a todo vapor, podemos verificar três grupos bem estruturados: o do atual prefeito, o grupo dos Bragas e o grupo do ex-prefeito Maurício Rasi. Ainda bem no início, verificamos a formação de uma quarta via.

A quarta via estaria vindo com uma junção de pessoas da esquerda progressista da cidade, que não concorda com a atuação da esquerda tradicional e corporativista, e ao mesmo tempo não se sente representada pelo três grupos mencionados anteriormente.

Essa via começa articular-se para formar uma frente, que pretende unir os diversos grupos de artistas, jovens engajados na inclusão social/educacional, minorias que não se sentem representados pelos três grupos tradicionais da cidade, professores e intelectuais que lutam para inclusão social/educacional/econômica.

Esse grupo estaria aproximando-se da Deputada Federal Tabata Amaral do PDT e da Deputada Estadual Mônica da Bancada Ativista (PSOL). Vamos aguarda, se isso ocorrer será de grande valia para a política ferreirense.

O portoferreirahoje publica semanalmente a coluna “Política Ferreirense: entre Boatos, Verdades e Pós Verdades”. A coluna explora vários temas ligados aos poderes legislativo e executivo, dando ênfase aos bastidores. A coluna está sendo feita de forma coletiva com a participação de amigos e colaboradores do site .

 Aqui ficam nossos agradecimentos aos amigos e colaboradores