Consórcio de carro: quando vale a pena dar um lance

Divulgado em 13/03/2019 - 21:28 por portoferreirahoje

Ter um carro é o sonho de muitas pessoas, pois ele proporciona uma independência muito grande na hora de se locomover, o que atrapalha esse sonho de se tornar realidade é a questão financeira de muitos brasileiros, e quando o assunto se trata de automóveis os preços são razoavelmente altos, porém uma alternativa buscada por muitos além de lojas de carros usados são os consórcios de automóveis essa alternativa pode ser a solução do seu problema, esse é um assunto que ainda gera algumas dúvidas na população que ainda não conhece a forma como eles  funcionam ainda tem um certo receio em investir em um mais vamos acabar com suas dúvidas e mostrar que esse pode ser um ótimo investimento.

O que é um consórcio?

Consórcio é uma forma de economizar em grupo. Um método que reúne pessoas que querem adquirir um bem ou um serviço em um pequeno grupo. É uma técnica ideal para quem é disciplinado quer investir sabe planejar e organizar suas finanças e tem paciência. No consócio, você paga uma parcela menor do que um financiamento normal pois não existe a cobrança de juros é um investimento seguro, e uma forma econômica de você realizar seus planos. E todos os participantes com as parcelas em dia concorrem a sorteios são transmitidos ao vivo pela internet.

Você pode esperar ser sorteado ou dar um lance de que pode ser no máximo de parcelas que você conseguir pagar naquele mês e esperar para que seu lance seja o maior e assim consiga adquirir o carro, a duração do consórcio varia de acordo com o tamanho do grupo a maioria dura em média oito anos.

Para participar de um consórcio de carros é necessário buscar uma administradora porque é ela que vai reunir os interessados e vender as cotas. Existem duas possibilidades: entrar em grupo que está em formação e que irá começar quando atingir o número mínimo de participantes, ou entrar em um grupo em andamento.

Logo que você entrar no grupo a administradora lhe enviará um boleto em sua residência cujo o pagamento poderá ser efetuado no site do banco ou em um caixa eletrônico. Como já mencionado as parcelas não tem juro nenhum, porém existe uma taxa de administração é a cobrança feita pela empresa por realizar os sorteios todo mês.

Porque adquirir um consórcio?

Flexibilidade é um dos motivos que mais atrai as pessoas, pois antes de você assinar o contrato é estabelecido o valor da parcela que é acessível ao seu bolso e o tempo de pagamento também é de sua escolha, além disso valor do bem é dividido integralmente na quantidade de parcelas pré-estabelecidas, desta forma, para ao iniciar o consórcio não é necessário ter grande do valor da compra para ser da compra.

Ao ser contemplado uma carta de crédito estará a sua disposição e qualquer carro no valor da carta poderá ser escolhido não é um método restrito apenas a um só modelo de veículo você pode escolher o modelo que quiser, desde um modelos mais simples como até modelos mais ousados que estão circulando no mercado.

Outro motivo é que ao ser contemplado 10% da carta de crédito pode ser utilizada para pagar despesas relacionadas a aquisição do veículo como a transferência dele para sua casa e até o seguro.

Dúvidas frequentes

Caso você tenha gostado da forma como se desenrola o consorcio mais ainda tenha alguma dúvida separamos as perguntas feitas com mais frequência pelas pessoas na hora de investir em um consórcio afinal sabemos que é necessário planejamento e organização nessa hora e realmente não é um negócio para ser feito com alguma dúvida.

Perco meu dinheiro se meu lance não for aceito?

Não. Porque você não efetua o pagamento das parcelas, a empresa responsável para organização e o pagamento das parcelas será apenas contatada sobre o valor do lance, somente no caso em que seu lance for o maior é necessário efetuar o pagamento das parcelas, caso o contrário você guarda seu dinheiro economiza um pouco mais e pode dar um lance maior no próximo mês.

Não consigo mais pagar as parcelas e agora?

Se as parcelas estão ficando muito pesadas existem três soluções: a primeira é passar sua participação para um interessado em comprar sua cota; a Segunda procurar outro bem mais barato que a empresa fornaça o consórcio, pois, as parcelas ficarão menores; a terceira e última opção é ir a administradora e pedir a exclusão do grupo. Fazer o pagamento de uma multa por recessão de contrato e esperar até ser sorteado para receber o valor das parcelas que já foram pagas.

Como saber se a administradora é confiável?

Essa com certeza é a maior dúvida quando pensamos em investir, muitas pessoas até desistem de entrar nos grupos pois acabam não se informando sobre a credibilidade das empresas e acabam desistindo desta possibilidade. Porém é muito fácil buscar informações sobre a autenticidade de uma administradora é necessário verificar se ela tem autorização do Banco Central para vender consórcios. Atualmente, a maioria está com essa liberação principalmente as grandes marcas.

Existe um ranking criado pela Konkero das 15 maiores organizadoras autorizadas pelo Banco Central, é um ótimo método para fazer uma comparação e buscar a melhor forma de investir e acabar com um na garagem.

O que pesquisar na hora de escolher o consórcio?

A carta de crédito sem dúvidas é o primeiro ponto que deve ser avaliado. Como você escolhe o seu veículo ao escolher um mais barato o valor restante pode ser utilizado para pagar as outras parcelas restantes até mesmo quita-las, mais caso você queira um veículo mais caro que sua carta de crédito o valor terá que ser complementado.

Já a taxa de administração é outro fator a que precisa ser analisado, pela diferença que ela faz no custo final do seu investimento. Fique atento também aos valores das parcelas é necessário ter a certeza da escolha do valor que irá ser pago todo mês, desta forma dívidas serão evitadas e as chances de você conseguir seu carro durante ou no fim do investimento serão maiores.

Fonte: Luiz Affonso - Marketing Digital -marketing10@chavesnamao.com.br     (41) 3092-1001 - wwsmidia.com.br