Concurso para Escola Preparatória de Cadetes(EPCAR): 180 vagas para jovens de ambos os sexos

Divulgado em 15/03/2019 - 06:57 por portoferreirahoje

Força Área Brasileira, por meio de seu Departamento de Ensino, anunciou a abertura do concurso para o Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar do ano de 2020 (EA CPCAR 2020).

São ofertadas 180 vagas, sendo 160 para candidatos homens e 20 para mulheres. Durante a realização do curso, o Aluno (Praça Especial) fará jus à remuneração fixada na legislação específica, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, exclusivamente para si.

O curso tem duração de três anos, sendo equivalente ao Ensino Médio regular. Seu objetivo é preparar jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga – SP. Sua realização será em Barbacena, MG, e abrangerá instruções nos Campos Geral e Militar.

As inscrições serão aceitas entre os dias 4 a 23 de abril de 2019, mediante preenchimento do Formulário de Solicitação de Inscrição (FSI) no site www.fab.mil.br. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 60,00.

Os candidatos serão selecionados por meio das seguintes etapas: Provas Escritas (objetiva e redação), Inspeção de Saúde (INSPSAU), Exame de Aptidão Psicológica (EAP), Avaliação do Condicionamento Físico (TACF), Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC) e Validação Documental.

As provas escritas serão realizadas nas cidades de Barbacena (MG), São Paulo (SP), Pirassununga (SP), Belém (PA), Porto Velho (RO), Recife (PE), Natal (RN), Belo Horizonte, Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Manaus (AM), Boa Vista (RR), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ).

Já as outras etapas do certame serão realizas apenas em Belém, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Brasília e Manaus. O prazo de validade do EA CPCAR 2020 é de dez dias corridos, a contar da data do início do curso.

edital completo com todas as informações sobre o Concurso Aeronáutica – Curso Preparatório de Cadetes do Ar está disponível no seguinte link: https://goo.gl/ER5mjr

Escola http://www2.fab.mil.br/epcar/

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar - EPCAR é uma escola de ensino da Força Aérea Brasileira (FAB), sediada em Barbacena (MG). Sua missão é preparar jovens para ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv) da Academia da Força Aérea (AFA) por meio do CPCAR (Curso Preparatório de Cadetes do Ar), e ao mesmo tempo proporcioná-los o complemento do Ensino Médio.

Curso Preparatório de Cadetes do Ar - CPCAR

O CPCAR compreende 3 anos, para os que ingressarem no 1º ano, e 1 ano para os que ingressarem no 3º ano, equivalentes ao Ensino Médio do Sistema Nacional de Educação, e abrange instruções nos campos geral e militar, ministradas sob o regime de internato.

As disciplinas que compõem a instrução ministrada no Campo Geral são as mesmas ministradas nos cursos do Ensino Médio do país. A instrução ministrada no Campo Militar tem como proposta levar o Aluno a valorizar a carreira e os seus ideais, a adotar atitudes  militares, bem como pautar sua conduta de acordo com os regulamentos e diretrizes vigentes.

Fonte: http://editalconcursosbrasil.com.br  ; http://www.concursosmilitares.com.br ; http://www2.fab.mil.br/epcar/