COM ESTADO ATRASANDO ENTREGA, EMENDA DE VEREADOR GARANTE R$ 100 MIL PARA COMPRA DE MEDICAMENTOS

Divulgado em 18/03/2019 - 09:00 por portoferreirahoje

Na última sexta-feira (08/03) o prefeito Rômulo Rippa anunciou a compra de R$ 100 mil em medicamentos para a Farmácia Municipal. Os recursos são oriundos de uma emenda apresentada ao Orçamento Municipal ainda em 2018 pelo vereador Renato Rosa (PRP).

O prefeito, juntamente com a secretária de Saúde, Vera Visolli, e o vereador, que é servidor público municipal, esteve na Farmácia Municipal para verificar a entrega dos medicamentos.

“Estamos com muitos atrasos para receber os medicamentos produzidos pela Furp (Fundação para o Remédio Popular), do Governo do Estado. Portanto, os recursos dessa emenda do vereador Renato Rosa vieram em boa hora”, explicou Rômulo Rippa.

Atrasos

A Coordenadoria de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde encaminhou a todas as Secretarias municipais um informativo com os principais problemas de abastecimento na rede e respectivas ações realizadas ou recomendadas para regularização do problema.

O Estado, inclusive, orientou os municípios a divulgar as informações para que possam prestar orientações aos pacientes quanto aos problemas existentes e opções terapêuticas disponíveis.

De acordo com o informativo, os motivos da falta de medicamentos são vários. Desde fracasso nos pregões para compra, atrasos na entrega pelo Ministério da Saúde, recebimentos parciais, em processo de importação de matéria-prima, até atrasos de fornecedores etc.

Ainda no informativo são listados 60 medicamentos em falta. O Diazepam, por exemplo, indicado para alívio sintomático da ansiedade, tensão e outras queixas somáticas ou psicológicas associadas com a síndrome da ansiedade, tem previsão de entrega somente a partir de julho, uma vez que a Furp aguarda a entrega de matéria-prima pelo fornecedor.

Da lista dos 60 medicamentos, nove deles estão em falta em 100% das unidades de Saúde, ou seja, desabastecimento total no Estado.

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Fonte: http://www.portoferreira.sp.gov.br/