PORTO FERREIRA CONFIRMA 27 CASOS DE DENGUE EM UMA SEMANA; POPULAÇÃO DEVE REDOBRAR CUIDADOS

Divulgado em 13/04/2019 - 07:06 por portoferreirahoje

A Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira vem mais uma vez a público reforçar os pedidos para que a população colabore com a eliminação dos criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor de dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Os dados atualizados na quarta-feira (10/04) mostram que em apenas uma semana foram confirmados 27 casos da doença na cidade. Assim, no ano de 2019, são 66 casos registrados e 102 suspeitas ainda aguardam resultados de exames.

Fatores como calor intenso neste verão, chuvas, excesso de recipientes dentro dos imóveis e terrenos baldios, contribuem para o aumento de mosquitos no ambiente devido a diminuição do tempo que o inseto precisa para eclodir. Quanto maior for a temperatura e umidade, menor será o tempo de evolução do inseto, do ovo ao mosquito adulto.

Os agentes de controle de endemias mantêm a realização de visitas diárias, identificando residências desocupadas, fazendo vistorias em imóveis para locação em imobiliárias para eliminar os criadouros existentes do mosquito, faz a remoção de recipientes em terrenos baldios, e atua também em comunicação, levando orientação e informação à população sobre os cuidados de prevenção às doenças e descarte correto de inservíveis e lixo doméstico.

Contudo, observa-se no dia a dia que a reposição desses recipientes ou o descarte irregular é frequente, apesar dos esforços envolvidos em conscientização. A participação da população no processo de eliminação dos criadouros é essencial no combate ao mosquito e na redução desses índices.

Cuidar da comunidade em que se vive, ter a consciência que um criadouro dentro de casa não atinge somente a sua família e sim a toda a comunidade ao seu redor, é ter a consciência da responsabilidade de cada um no processo de convivência em sociedade e respeito ao próximo.

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Fonte: www.portoferreira.sp.gov.br