EXPOSIÇÃO JEAN VILLIN LEVA ALUNOS A REFLETIR SOBRE A ARTE, O PASSADO E A ÉTICA

Divulgado em 23/05/2019 - 08:15 por portoferreirahoje

Alunos das escolas municipais de Porto Ferreira têm visitado a exposição “Jean Gabriel Villin – um francês à brasileira”, que acontece até o final deste mês na sede social do Porto Ferreira Futebol Clube, no centro de Porto Ferreira. As visitas dirigidas por monitores treinados fazem parte da programação do evento e acontecem todos os dias, desde a abertura da mostra.

Os alunos são guiados por todo o acervo, recebendo informações dos monitores, que desenvolvem atividades adequadas a cada faixa etária. Na última sexta-feira (17/05), por exemplo, alunos do 7º ano da Emef Professora Noraide Mariano participaram de uma visita temática chamada “Narrativas Folclóricas”. Foram propostas atividades em grupos que buscaram despertar o olhar dos visitantes para a reflexão crítica a partir da arte de Villin. As dinâmicas são as mesmas utilizadas na Bienal de São Paulo. Ao final, os alunos compartilham suas conclusões com o grupo. Depois, os alunos assistiram a um vídeo que relata a história do Saci a partir da tradição dos escravos.

A aluna Tauani Elisa da Silva aproveitou a visita para refletir sobre o preconceito a partir dos quadros de Villin, que retratam negros. “Eu parei para refletir sobre como até hoje pessoas negras são maltratadas e sofrem bullying”, disse. Já o aluno Kayann Oliveira Paes gostou da reflexão proposta a partir das obras de Villin, que retratam o Saci-Pererê, e se disse inspirado pela exposição: “Eu gosto muito de pintar e me senti inspirado pelo que vi aqui do Jean Villin”. Sua colega Stéfani Vitória de Carvalho faz coro com ele: “Eu achei muito legal a representação do Saci e o que tem por trás da história dele, das questões da escravidão envolvidas nisso que eu nem sabia”.

A professora de Matemática Priscila Magarotto analisa a visita como uma forma lúdica e interessante de despertar para o conhecimento e a imaginação. “Na escola eles tem os livros e o ensino tradicional, mas aqui eles podem ver, por meio das obras, a vida como foi no passado, na época do artista. Isso abre a visão de mundo dos alunos para além da sala de aula”, explicou a professora.

Cláudia Regina Lopes Aguiar, secretária de Educação de Porto Ferreira, destaca o regaste histórico e cultural proposto pela exposição. “Os professores e alunos estão encantados! É uma oportunidade única de conhecer um artista como Jean Gabriel, que deixou marcas e registrou a história de Porto Ferreira. E o que eles têm visto aqui tem sido replicado em sala de aula, numa reflexão crítica sobre a cultura, a arte e a história de nossa cidade e região”, explicou a secretária.

O que diz a secretária se comprova por meio da manifestação do Grêmio Estudantil da EMEFM Mário Borelli Thomaz, que enviou e-mail à curadoria da exposição elogiando a iniciativa: “Com grande admiração quereremos agradecer e elogiar o ótimo trabalho feito nesta exposição e pelo grande avanço cultural que ele traz a nossa cidade”, disse a presidente do Grêmio, Letícia Augusto Garcia. O Grêmio criou o “Projeto Villin”, que pretende levar cerca de 350 alunos a visitar a exposição.

A exposição “Jean Gabriel Villin – um francês à brasileira” acontece na sede social do PFFC, à Praça Cornélio Procópio, 174, no centro de Porto Ferreira e estará aberta de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h e aos sábados e domingos, das 10 às 16h, até o dia 31 de maio. A entrada é franca. Para conhecer a programação e inscrever-se nas palestras e oficinas – todas gratuitas - acesse a página do Facebook (https://www.facebook.com/jeanvillin).

O evento é uma realização da Ideologie, Secretaria Estadual de Cultura e Governo do Estado de São Paulo, através do ProAC. Conta com o apoio do Recanto do Leitoa, da Kurashiki e da Prefeitura de Porto Ferreira. Tem o apoio cultural do Porto Ferreira Futebol Clube, Porto FM e EPTV, com o patrocínio máster da MarGirius.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Clip Comunicação

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos 

Fonte: www.portoferreira.sp.gov.br