COORDENADORIA DE DEFESA CIVIL E BRIGADISTAS MUNICIPAIS PARTICIPAM DA OFICINA OPERAÇÃO ESTIAGEM

Divulgado em 24/05/2019 - 09:05 por portoferreirahoje

Nos meses de abril e maio a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec/SP) oferece as Oficinas Preparatórias para Operação Estiagem (Opoe) em todo o Estado de São Paulo.

A Coordenadoria de Defesa Civil, órgão do sistema vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Porto Ferreira, participou da oficina organizada pela Repdec – I12, na cidade de Araraquara, no dia 14 de maio.

As oficinas são realizadas em parceria com o Corpo de Bombeiros, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Instituto Geológico (IG), Somar Meteorologia, Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) da Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e Polícia Ambiental.

Durante o treinamento, a Defesa Civil Estadual abordou temas de interesse local para a construção de rede de prevenção de riscos e de desastres, ensinando os municípios a utilizarem as ferramentas existentes, como: legislação aplicada à proteção e defesa civil, elaboração de plano de contingência, critérios para decretação de situação de anormalidade e solicitação de recursos às esferas estadual e federal e os critérios do Programa Município Verde Azul.

As instituições convidadas apresentaram cenários de áreas de risco a fim de facilitar a identificação e monitoramento de áreas de escorregamento e inundação, bem como ferramentas de monitoramento de queimadas e previsões meteorológicas.

Os municípios que cumprirem os critérios estabelecidos pela Defesa Civil Estadual poderão receber kits de estiagem, com equipamentos mínimos para uma brigada de incêndios em cobertura vegetal.

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Fonte: www.portoferreira.sp.gov.br