EXPOSIÇÃO JEAN VILLIN: SÁBADO TEM OFICINA DE MONOTIPIA EM PORTO FERREIRA

Divulgado em 24/05/2019 - 19:00 por portoferreirahoje

A monotipia é um processo híbrido, entre a pintura, o desenho e a gravura. Aproxima-se do gesto da pintura, da mancha de tinta ou do traço e da linha. Ao mesmo tempo possui características próprias da gravura, como a inversão da imagem. Como o próprio nome sugere, a monotipia é linguagem artística em que há uma única impressão do trabalho a partir de uma matriz. Pode ser realizada com uma diversidade de materiais, tendo como componentes indispensáveis o uso de uma superfície lisa, papel para impressão, tinta e alguns instrumentos que auxiliam na produção dos desenhos.

Para saber mais, conhecer e praticar a monotipia, a exposição “Jean Gabriel Villin – um francês à brasileira” oferece neste sábado (25/05), a partir das 14h, na sede social do Porto Ferreira Futebol Clube, no centro de Porto Ferreira, uma oficina ministrada pelo cientista social que desenvolve trabalhos em arte, cultura e educação, Emerson Prata. Para participar os interessados devem fazer sua inscrição gratuita na página do evento no Facebook: www.facebook.com/jeanvillin.

Jean Gabriel Villin foi um artista que lançou mão de diversas linguagens artísticas ao longo de sua vida, tendo uma obra composta por pinturas, cerâmicas, xilogravuras e ilustrações. “A opção pela monotipia deve-se ao fato de que se trata de uma linguagem que contém os princípios básicos da gravura e, dessa forma, resolvemos apresentar esta técnica tão importante à história da arte”, explica Emerson Prata. Na oficina, cada participante terá a oportunidade de produzir seus próprios trabalhos utilizando e experimentando esta técnica.

A exposição é uma realização da Ideologie, Secretaria Estadual de Cultura e Governo do Estado de São Paulo, através do ProAC. Conta com o apoio do Recanto do Leitoa, da Kurashiki e da Prefeitura de Porto Ferreira. Tem o apoio cultural do Porto Ferreira Futebol Clube, Porto FM e EPTV, com o patrocínio máster da MarGirius.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Clip Comunicação

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Fonte: www.portoferreira.sp.gov.br