MESMO COM CLIMA FRIO, MOSQUITO DA DENGUE PODE SE REPRODUZIR; CIDADE JÁ TEM 132 CASOS NO ANO

Divulgado em 24/05/2019 - 09:15 por portoferreirahoje

A Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde alerta a população de Porto Ferreira para continuar tomando cuidados em relação ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, mesmo em dias de clima frio, eliminando os possíveis criadouros.

Estudos científicos recentes alertam que o mosquito transmissor está se adaptando às condições climáticas adversas, como a estiagem e o frio. A dengue, que tinha picos de transmissão apenas no período de chuva e calor, agora tem praticamente transmissão contínua, sem interrupção nos períodos de seca e frio, diferentemente do que acontecia antes.

O método mais eficiente de combate ao mosquito continua sendo a eliminação dos criadouros. “Se não tiver criadouro, se não tiver água parada, não tem mosquito”, ressalta Claudia Beozzo, chefe da Seção de Vetores, lembrando que a população é parte importante nas ações de combate, já que em algumas localidades cerca de 80% dos criadouros estão dentro das residências. Um único foco em uma casa pode comprometer o combate à dengue no bairro todo.

Os números atualizados nesta quinta-feira (23/05) mostram que Porto Ferreira já confirmou 132 casos de dengue e um de chikungunya em 2019. Outras 157 suspeitas de dengue ainda aguardam resultados de exames.

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Fonte: www.portoferreira.sp.gov.br