ANFITEATRO ISALTINO CASEMIRO RECEBE EXPOSIÇÃO SOBRE ARTE NEGRA DO ARTISTA ELIFAS ANDREATO

Divulgado em 16/07/2019 - 09:03 por portoferreirahoje

Desde o início do mês a Secretaria de Cultura de Porto Ferreira promove uma exposição em parceria com a Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, no Anfiteatro Isaltino Casemiro, localizado no Centro Cultural Fepasa.

A exposição “A Arte Negra na Cultura Brasileira” é do artista Elifas Andreato e ficará exposta no Anfiteatro durante todo o mês de julho, em comemoração ao Mês da Mulher Negra.

Com mais de 40 anos de atividade como artista plástico, Elifas é especialmente reconhecido como ilustrador de inúmeras capas de discos de vinil nos anos 1970, incluindo grandes nomes da Música Popular Brasileira, como Chico Buarque de Holanda, Elis Regina, Adoniran Barbosa, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Toquinho e Vinícius de Moraes.

O traço poético com profundo sentido social definiu os trabalhos de Elifas como um ícone de uma geração que protestava, por meio da arte, contra a ditadura militar vigente.

Da geração do vinil, Elifas foi o maior capista, chegando a produzir a capa de 362 discos, com destaque para a “Ópera do Malandro”, de Chico Buarque, “A Rosa do Povo”, de Martinho da Vila, “Clementina de Jesus”, “O Sorriso Ao Pé da Escada”, de Jessé e “A Arca de Noé”, obra de Vinícius de Moraes. Elifas começou sua produção de capas em 1973, quando criou a do long-play “Nervos de Aço”, de Paulinho da Viola. Nos anos 70 também ilustrou obras de literatura brasileira, como “A Legião Estrangeira”, de Clarice Lispector.

Além dos trabalhos genuinamente engajados, Elifas produziu e produz peças de grande qualidade artística, com projeção internacional e reconhecimento no mundo inteiro. Atualmente segue produzindo cartazes, gravuras e ilustrações, e é diretor editorial do “Almanaque Brasil de Cultura Popular”, revista distribuída a bordo das aeronaves da companhia aérea TAM, para assinantes e bancas.

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Fonte: www.portoferreira.sp.gov.br/