Santa Rita: Prefeito assina verba de R$ 1 milhão para restauração do museu Zequinha de Abreu

Divulgado em 12/08/2019 - 07:30 por portoferreirahoje

O prefeito de Santa Rita do Passa Quatro, Leandro Luciano dos Santos, acompanhado dos vereadores Juliana Garcia Lorencetti, Kléber Alessandro Borotto, Lucas Comin Loureiro e Luiz Carlos Bariotto, nesta quinta-feira (8/8), assinou convênio com o Governo do Estado de São Paulo para restauração do Museu Zequinha de Abreu, um dos mais importantes pontos turísticos da cidade.

A solenidade aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, com a presença do governador em exercício Rodrigo Garcia, do secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi e do secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti. O convênio é de cerca de R$ 1 milhão, por meio de recursos do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), gerido pela Secretaria da Justiça e Cidadania.

Considerado um dos cartões postais da cidade, o Museu Zequinha de Abreu, que no passado abriu a estação ferroviária da Companhia Paulista, é tombado como patrimônio histórico pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), e por isso a projeto elaborado pelo Departamento Municipal de Obras e Infraestrutura, precisou passar por analise e aprovação do órgão, pelo seu valor cultural.

O FID é um fundo mantido por ações civis públicas destinado ao ressarcimento à coletividade, dos danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, no Estado de São Paulo.

Além de Santa Rita, outros 14 municípios paulistas também assinaram o convênio no mesmo dia. Arco-Íris, Arealva, Auriflama, Floreal, Ibirarema, Ilha Solteira, Itupeva, Lourdes, Macedônia, Nipoã, Santa Cruz da Conceição, Tietê, Ubarana e Uchôa. No total, 800 projetos foram encaminhados para o FID. Destes, apenas 140 foram aprovados e Santa Rita está entre os 15 primeiros municípios beneficiados.

“Além de um patrimônio cultural, nosso museu é também um dos cartões postais da cidade e esta restauração vem a somar a outros projetos em andamento, da administração municipal, para desenvolvimento do turismo na nossa estância”, disse o prefeito.

Fonte: https://www.santaritadopassaquatro.sp.gov.br/