Site da BRK Ambiental conta com nova ferramenta de acessibilidade digital para usuários surdos

Divulgado em 08/09/2019 - 10:03 por portoferreirahoje

Intérprete virtual faz a tradução de todo o conteúdo digital da companhia para a Língua Brasileira de Sinais (Libras)

 

O site da BRK Ambiental, maior empresa privada de saneamento básico do país, conta com um novo recurso destinado aos usuários surdos: uma ferramenta de fácil acesso que faz a tradução dos textos e vídeos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A interpretação automática do conteúdo é feita por um carismático personagem em 3D, chamado Hugo.

 

No Brasil, há dois milhões de surdos, porém apenas 2% dos sites brasileiros são acessíveis para este público. Com esta iniciativa, a concessionária pretende levar inclusão para a população e disponibilizar as informações de maneira igualitária, possibilitando que todos os seus clientes usufruam dos serviços básicos com praticidade e eficiência. A BRK Ambiental está presente na vida de 15 milhões de pessoas, disponibilizando serviços de água e esgoto em 185 municípios e, na cidade de Porto Ferreira, é responsável por atender cerca de 55 mil pessoas.

 

A ferramenta, chamada Hand Talk, realiza a tradução digital e automática para Libras e torna a comunicação da empresa mais acessível e de fácil compreensão. Cerca de 80% dos surdos do mundo não compreendem bem as línguas de seus países, pois a maioria deles é alfabetizada em língua de sinais.

 

“Investir em recursos capazes de aproximar ainda mais os diversos públicos faz parte da nossa responsabilidade social e do compromisso que temos com nossos clientes. Queremos garantir que os nossos serviços cheguem para todos, assim como também esperamos que nossos clientes surdos tenham autonomia suficiente para navegar nos canais da companhia com facilidade, compreendendo totalmente qualquer informação”, afirma Fernando Mangabeira, diretor da BRK Ambiental em Porto Ferreira.

 

Além, disso, a unidade de Porto Ferreira, conta com uma atendente comercial que é intérprete de libras. O objetivo é garantir que todos tenham atendimento igualitário de qualidade. “Eu escolhi aprender libras pensando na inclusão social, porque pode ocorrer dificuldades de acesso, de comunicação e eu acredito que os deficientes auditivos também merecem um bom atendimento. Isso pode ajudar em nossos atendimentos diários. Além disso, o Hugo é um grande passo para a inclusão, isso faz com que os deficientes auditivos se sintam lembrados”, explica Aline Calixto, atendente comercial da unidade de Porto Ferreira, que é intérprete de libras.

 

Para solicitar o auxílio do Hugo e visualizar os sinais em Libras no site, basta o usuário clicar em um botão azul no canto da página e selecionar o conteúdo que pretende obter a tradução. No site da BRK Ambiental, os usuários podem acessar diversos serviços prestados pelas empresa, tirar dúvidas,, acessar dados relacionados ao setor, acompanhar notícias, além de receber informações sobre saúde, qualidade de vida e ter contato com materiais educativos sobre saneamento: www.brkambiental.com.br

 

A BRK Ambiental Porto Ferreira

Responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade desde 2011, a BRK Ambiental já realizou uma série de melhorias na cidade, em especial o salto de 14% para 75% no índice de tratamento de esgoto do município. Para isso, a companhia investiu R$ 12 milhões, que possibilitaram a realização da modernização e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Fazendinha, à construção da Estação Elevatória de Esgoto Sybilla e à instalação de 6,8 quilômetros de coletores tronco e redes coletoras de esgoto na cidade.

O atual ciclo de investimento da concessionária na cidade é R$28 milhões, e possibilitará a universalização do tratamento de esgoto no município, a redução do índice de perdas dos atuais 33% para 25%, além da melhoria contínua da prestação dos serviços para a população.