SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ABRE INSCRIÇÕES PARA A SEGUNDA EDIÇÃO DA MEDALHA PROFESSOR LOURENÇO FILHO

Divulgado em 09/09/2019 - 08:10 por portoferreirahoje

O município de Porto Ferreira, por meio da Secretaria de Educação, vai realizar a segunda edição do prêmio Medalha Lourenço Filho (2019), que “objetiva reconhecer o mérito dos profissionais pela contribuição dada à melhoria da qualidade da Educação Básica por meio do desenvolvimento de experiências pedagógicas bem-sucedidas”.

O prêmio consiste na seleção e premiação de práticas pedagógicas desenvolvidas por educadores das Unidades Escolares Municipais, em uma ou mais das etapas da educação básica que, comprovadamente, tenham tido êxito, considerando as diretrizes, metas e estratégias propostas no Plano Nacional de Educação, instituído pela lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, e no Plano Municipal de Educação, lei municipal nº 3.186/2015, e os critérios estabelecidos no regulamento da Medalha.

A inscrição do candidato ocorrerá exclusivamente na Secretaria de Educação, mediante protocolo, com a apresentação de alguns itens obrigatórios (formulário de inscrição, relato da prática, documentos que comprovem o trabalho etc.). O formulário está disponível no site oficial da Prefeitura (www.portoferreira.sp.gov.br) e pode ser baixado para preenchimento no link: http://bit.ly/FichaInscriçãoLourençoFilho .

O prazo para inscrição será até 26 de setembro de 2019. O regulamento também prevê a formatação do trabalho, entre outras regras, como os critérios de avaliação. Os trabalhos serão avaliados pelos integrantes do Conselho Municipal de Educação, em votação secreta.

A cerimônia de premiação e revelação dos vencedores, um por categoria, deverá ocorrer no dia 15 de outubro, Dia do Professor.

Reconhecimento

Entre os objetivos do prêmio estão reconhecer o trabalho dos educadores da Rede Municipal, que, no exercício da atividade, contribuam de forma relevante para a qualidade da Educação Básica do Município; valorizar o papel dos educadores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações; dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos educadores, consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores da Rede Municipal de Ensino; estimular a participação dos educadores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional e Municipal de Educação; e oferecer uma reflexão sobre a prática pedagógica e orientar a sistematização de experiências educacionais.

O prêmio terá oito categorias, abrangendo creche, pré-escola, ensino fundamental (três divisões), ensino médio, educação de jovens e adultos e educação especial.

Poderão candidatar-se à Medalha Lourenço Filho aqueles que atuam na Rede Municipal de Ensino de Porto Ferreira, entre professores, atendentes de desenvolvimento infantil, monitores, coordenadores pedagógicos, diretores e supervisores.

Para a edição de 2019 serão aceitas as práticas desenvolvidas no ano letivo de 2018. Cada candidato poderá concorrer em até duas categorias. Serão premiados os responsáveis (autores) pelos relatos de prática pedagógica em cada uma das categorias e as experiências mais bem avaliadas. As unidades educacionais nas quais foram desenvolvidos os trabalhos vencedores, em suas respectivas categorias, receberão um certificado pelo interesse educacional. Todos que se inscreverem receberão um certificado de participação pelo interesse educacional.

Lourenço Filho

Nascido em 10 de março de 1897 na cidade de Porto Ferreira (SP), Manoel Bérgstrom Lourenço Filho optou pela carreira do magistério, abandonando o segundo ano de Medicina. Na sua trajetória enquanto docente desfrutou da prática administrativa e organizacional, dirigindo a reforma da instrução pública no Ceará (1922-1923) e em São Paulo (1931-1932). Na década de 1930 transferiu-se para o Rio de Janeiro, exercendo funções de chefe de gabinete do ministro da Educação, Francisco Campos. Durante a gestão de Anísio Teixeira na Secretaria de Educação do Distrito Federal, dirigiu o Instituto de Educação do Rio de Janeiro.

Foi diretor da Escola de Professores no Distrito Federal e do Inep, que então denominava-se Instituto Nacional de Pedagogia. Desenvolveu diversas obras de orientação, como cartilhas para apropriação das escolas no ensino da escrita e na didática de sala de aula. Foi um dos precursores no estudo e publicações no âmbito da Escola Nova, com o livro “Introdução ao estudo da Escola Nova”, no fim da década de 1930. Como docente, lecionou disciplinas ligadas à Psicologia e à Pedagogia.

O estudioso desenvolveu seus escritos na vivência da administração e organização do ensino em diversas localidades brasileiras, portanto, se tornou um grande conhecedor da principal ferramenta educacional, a escola. Ele a definia como sendo uma sede com clientela específica de alunos, elementos docentes próprios e, enfim, atividades prefixadas, segundo o ensino que ministre, seus horários e programas. Fosse a escola pública ou particular, essa estrutura seria a mesma, pois deveria estar adaptada às peculiaridades do trato educacional.

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Fonte: https://www.portoferreira.sp.gov.br